Fasceite plantar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (399 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Definição: Fasciíte Plantar é dor na região plantar do pé e na região inferior do calcâneo. As dores tendem a ser piores nos primeiros passos do dia. Ou seja, o paciente sente fortes dores quandocoloca o pé no chão após levantar pela manhã.
A fascia tem duas importantes funções: promover um suporte ao arco longitudinal do pé e absorver a carga de maneira dinâmica durante a marcha e corrida.Etiopatologia: pé plano, pé pronado, pé cavo, obesidade, encurtamento do tríceps sural, calçados inadequados(saltos altos e tênis sem amortecedores), treinamento intenso, treinamento incorreto, terrenosirregulares,e alongamentos insuficientes.
Fisiopatologia: são microlesões de repetição que ocorre na região da fascia plantar(ponto de origem), causando dor e inflamação .
As forças compressãodurante o apoio leva ao processo inflamatório, causando degeneração e fibrose das fibras da fascia.
Prevalência: em mulheres obesas e na faixa etária apartir dos 30 anos de idade e homens a prevalênciaé em esportitas.
Esporte + acometidos: os atletas que mais sofrem são os corredores, atingindo 25% atletas e 10% população geral.
Biomecânica da lesão: a lesão ocorrer geralmente na região medialdo calcâneo, estendendo-se as vezes para toda a extensão da fascia plantar, isso faz com que o atleta tenha déficit na estabilização e sustentação em ortostase e locomoção, assim também como o golpe docalcanhar no solo ficará prejudicado, levando o atleta muitas vezes a claudicação.

Avaliação e diagnóstico: Avaliar o pé tanto de maneira estática quanto dinâmica pode ser uma das chaves para osucesso do tratamento. Alguns pacientes podem apresentar o arco plantar próximo do normal de maneira estática, porém quando realizam a marcha tendem a terem um desabamento do arco, o que pode serocasionado por fraqueza muscular, e esse achado na avaliação pode levar a um bom programa terapêutico.

Tratamento: Bons resultados com a liberação miofascial, que pode ser feita tanto de maneira...
tracking img