Farmacologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 45 (11033 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é farmacologia
É a Ciência que estuda a história, as propriedades físicas e químicas, os efeitos bioquímicos e fisiológicos, o mecanismo de ação, a absorção, distribuição, biotransformação, excreção e os usos terapêuticos dos fármacos.Se essas substâncias tem propriedades medicinais, elas são referidas como "substâncias farmacêuticas". O campo abrange a composição de medicamentos,propriedades, interações, toxicologia e efeitos desejáveis que podem ser usados no tratamento de doenças.
Farmacologia Geral: estuda os conceitos básicos e comuns a todos os grupos de drogas.
Farmacologia Especial: estuda as drogas em grupos que apresentam ações farmacológicas semelhantes. Ex.: farmacologia das drogas autonômicas (que atuam no SNC).




Solu- Medrol®
Nome comercial :Solu-Medrol
Nome farmacologico :succinato sódico de metilprednisolona
O que é : fosfato de sódio monobásico monoidratado, fosfato de sódio dibásico seco, lactose, hidróxido de sódio 10% e água para injetáveis A = para ajuste de pH B = removida durante o processo de liofilização
Indicações Solu-Medrol (succinato sódico de metilprednisolona) é indicado para algunsdistúrbios endócrinos (de glândulas),reumáticos, doenças do colágeno e dermatológicas, estados alérgicos, doenças oftálmicas (dos olhos), gastrintestinais e respiratórias, distúrbios hematológicos (das células do sangue), doenças neoplásicas (câncer), estados edematosos (inchaço), entre outros (vide “Indicações apresentações: Solu-Medrol pó liofilizado de 40 mg em embalagem contendo 1 frasco-ampola + 1 ampola de diluente de 1 mL.Solu-Medrol pó liofilizado de 125 mg em embalagens contendo 1 frasco-ampola + 1 ampola de diluente de 2 mL.
Solu-Medrol pó liofilizado de 500 mg em embalagem contendo 1 frasco-ampola + 1 frascoampola de diluente de 8 mL.
Solu-Medrol pó liofilizado de 1 g em embalagem contendo 1 frasco-ampola + 1 frasco
via de administração Uso injetável por via intravenosa ou intramuscular
EfeitosColaterais : As reações adversas seguintes são típicas para todos os corticosteróide sistêmicos. Sua inclusão nesta lista não indica necessariamente que o evento específico tenha sido observado com Solu-Medrol em particular. Distúrbios eletrolíticos (retenção de sódio e líquidos, perda de potássio, alcalose hipocalêmica, hipertensão, insuficiência cardíaca congestiva em pacientes susceptíveis).Musculoesqueléticos (fraqueza muscular, miopatia esteróide, perda de massa muscular, artralgia severa, necrose asséptica das cabeças do fêmur e úmero, fratura patológica dos ossos longos, osteoporose, fratura por compressão de vértebras). Gastrintestinais (úlcera péptica com possível perfuração e hemorragia, pancreatite, distensão abdominal, esofagite ulcerativa, hemorragia gástrica e perfuraçãointestinal). Dermatológicas (dificuldade de cicatrização de feridas, pele fina e frágil, petéquias e equimoses). Endócrinas (síndrome de Cushing, supressão do crescimento em crianças, irregularidades menstruais, supressão do eixo pituitária supra-renal, diminuição da tolerância a carboidratos, manifestação de diabetes mellitus latente, necessidade de aumento da dose de insulina ou de agentes hipoglicemiantesorais em pacientes diabéticos).

Vancomicina®
Nome comercial ;: Vancomicina
Nome farmacológico :VANCOABBOTT (Abbott); VANCOTRAT (União Química)
Cloridrato de Vancomicina equivalente a Vancomicina.
ancomicina
O QUE É :
A Vancomicina é um antibacteriano
[glicopeptídeo tricíclico; cloridrato de Vancomicina].
Indicações
nfecção porS. Aureus com CIM < 1 mg/L: 15 a 20 mg porquilo de peso corporal real cada 8 a 12 horas (realizar monitoramento terapêutico – ver Outras considerações importantes).Endocardite bacteriana (profilaxia): 1 g, administrado durante 2 horas (administração deve estar completa meia hora antes do início da cirurgia).Uso Injetável Não administrar por via intramuscular. A Vancomicina é altamente irritante para os tecidos, causando dor e mesmo necrose...
tracking img