Farmacologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1653 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem o intuito de citar os Tipos, indicações, contra indicações e interações, de antiinflamatórios, de Analgésicos e de Antipiréticos. Os antiinflamatórios que são medicações que melhoram o processo inflamatório de determinada região do nosso corpo. Os Analgésicos são Medicamentos para aliviar, diminuir e eliminar a dor. E os Antipiréticos que são Antifebris Paraabaixar a temperatura da febre.





















• Antiinflamatórios:

São drogas que apresentam mecanismos de ação semelhantes, mas com particularidades entre elas. Todos os antiinflamatórios apresentam três efeitos básicos: Antipirético (abaixa a febre), analgésico (reduz a dor) e antiinflamatório. As diferenças costumam serem na potência de cada uma das três ações e nosefeitos colaterais, alguns indesejáveis, outros úteis em algumas patologias não inflamatórias.
Tipos:
Existem dois tipos de antiinflamatórios: os que contêm corticosteróides - substâncias de origem hormonal e de uso mais específico, e os que não contêm esteróides conhecidos por AINE (antiinflamatório não esteróide).
Convencionais não-seletivos: bloqueiam tanto a enzima COX-2, responsável peloprocesso de inflamação, quanto a COX-1, cuja função é proteger o estômago e o intestino;
Inibidores específicos da COX-2: atuam somente nessa enzima, proporcionando eficácia antiinflamatória com segurança por não inibir a outra enzima, a COX 1, responsável pela proteção do estômago e do intestino. Porém, mesmo entre os diferentes medicamentos desta classe, observa-se que cada um deles tem seupróprio perfil de segurança e eficácia, conforme descrito nas bulas.
Indicações:
Indicações: As ações antipirética, analgésica e antiinflamatória próprias destes fármacos requerem concentrações crescentes, por esta ordem, para se manifestarem. Por essa razão é mais fácil utilizar variações posológicas adequadas a cada um destes usos com AINEs pouco potentes (peso por peso). No entanto, sempre que nãohaja contra-indicações e não seja necessário o efeito antiinflamatório, é preferível usar como antipiréticos e/ou analgésicos outros fármacos. Exemplo típico é o do recurso ao paracetamol como antipirético ou analgésico.
Em conclusão, no uso racional dos antiinflamatórios deve estar presente que não há diferenças importantes na eficácia terapêutica. O uso é empírico, devendo o médico avaliarperiodicamente a eficácia e a tolerabilidade, não esquecendo medidas complementares ("tratamento de fundo" nas doenças inflamatórias reumatismais, terapêutica analgésica, correções posturais, fisioterapia, intervenções ortopédicas, etc.), escolhendo os fármacos com o conhecimento da história pregressa da terapêutica e tendo em conta o custo/benefício. A este propósito é norma elementar valorizar ocusto/dia de tratamento e não simplesmente o "preço por embalagem".
Contra indicações:
Os antiinflamatórios não devem ser utilizados em doentes com úlcera péptica ativa. A sua prescrição a doente com história de úlcera ou hemorragia digestiva obriga a precauções adicionais. Estão contra-indicados em doentes com hipersensibilidade ao ácido acetilsalicílico. Podem agravar a IR, IC ou IH bem comodificultar o controlo da pressão arterial em doentes hipertensos. Devem ser evitados durante a gravidez e aleitamento.

Interações:
São usualmente clinicamente relevantes as interações com os anti-hipertensores (diuréticos, bloqueadores beta, IECAs), com os anticoagulantes, com o lítio e com o methotrexato.



















• Analgésicos
Os Analgésicos aliviam a dor semamortecer os sentidos. Podem agir perifericamente, no local da dor, ou no sistema nervoso central, modificando o processamento dos sinais que o cérebro recebe através dos nervos. Existem dois tipos de analgésicos: os narcóticos e os não-narcóticos.
Analgésicos narcóticos: também conhecidos como Opióides. São substâncias com grande potencia para diminuir a dor. Agem em nível de SNC e alteram a...
tracking img