Farmacologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (383 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ÉTICA EM SAÚDE
A influência da ética na Enfermagem
(Rodrigo Damião MaiaGraciano)

Nesse texto o autor aborda a ideia da divulgação e discussão de temas que envolvem a ética médica ,o termo Ética refere-se aos padrões de conduta moral, isto é, padrões de comportamentorelativos ao paciente, ao patrão e aos colegas de trabalho. Ter boa capacidade de discernimento significa saber o que é certo e o que é errado, e como agir para chegar ao equilíbrio.
A equipe deenfermagem (enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem) compõe um grande grupo profissional da área da saúde e têm suas atividades orientadas por princípios e normas contidos no Códigode Ética dos Profissionais de Enfermagem. Acreditava-se que, com as Comissões de Ética de Enfermagem, as sindicâncias sobre problemas profissionais seriam melhor encaminhadas e avaliadas. Tambémpoderiam possibilitar melhores condições para uma análise da qualidade da assistência prestada e das condições de trabalho oferecidas.
A verdadeira ética profissional deve substituir a competição entreos pares, o egoísmo e o individualismo pela solidariedade, que por sua vez não deve ser interpretada como conivência e corporativismo. O ensino da ética nas escolas de enfermagem em nosso país tem secaracterizado por uma visão deontológica, determinado por uma orientação prescritiva e normativa, restrita a um conjunto de normas e códigos trabalhados teórica e abstratamente.
Os conflitosvividos pelos enfermeiros podem ser divididos em dois planos: os conflitos relacionados ao desenvolvimento científico e tecnológico e os conflitos persistentes, que dizem respeito à equidade em saúde,etnia, sexo, serviços de saúde mal distribuídos, dentre outros. As ocorrências éticas são episódios prejudiciais causados pelos profissionais da área de enfermagem e podem vir a acontecer decorrente...
tracking img