farmacocinetica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (484 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto



Fármaco Farmacocinética é o caminho que o medicamento faz no organismo. Não se trata do estudo do seu mecanismo de ação, mas sim as etapas que a droga sofre desde a administração até aexcreção, que são: administração, absorção, biotransformação, biodisponibilidade e excreção. Note também que uma vez que se introduza a droga no organismo, essas etapas ocorrem de forma simultânea sendoessa divisão apenas de caráter didático.
Índice
  [esconder] 
1 Fases
1.1 Absorção
1.1.1 Efeito de primeira passagem
1.2 Distribuição
1.3 Biotransformação
1.4 Excreção
2 BibliografiaFases[editar | editar código-fonte]
As fases da farmacocinética são:
Absorção[editar | editar código-fonte]
Ver artigo principal: Absorção farmacológica
É a primeira etapa que vai desde a escolha davia de administração até a chegada da droga à corrente sanguínea. Vias de administração como intravenosa e intra-arterial pulam essa etapa, já que caem direto na circulação. Alguns fatoresinterferem nessa etapa como pH do meio, forma farmacêutica e patologias (úlceras por exemplo).
A característica química do fármaco interfere no processo de absorção.
Efeito de primeirapassagem[editar | editar código-fonte]
É a metabolização do fármaco pelo fígado e pela microbiota intestinal, antes que o fármaco chegue à circulação sistêmica. As vias de administração que estão sujeitas a esse efeitosão: via oral e via retal (em proporções bem reduzidas).
Distribuição[editar | editar código-fonte]
Ver artigo principal: Distribuição farmacológica
Etapa em que a droga é distribuída no corpoatravés da circulação. Ela chega primeiro nos órgãos mais vascularizados (como sistema nervoso central, pulmão, coração) e depois sofre redistribuição aos tecidos menos irrigados (tecido adiposo porexemplo). É nessa etapa que a droga vai chegar ao local onde vai atuar. Interferem ainda nessa etapa baixa concentração de proteínas plasmáticas (necessárias para a formação da fração ligada)...
tracking img