Farmacia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (568 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – INTRODUÇÃO
As proteínas são polímeros de aminoácidos unidos por ligações, denominadas ligações peptídicas. Uma ligação peptídica é a união do grupo amino de um aminoácido com o grupo carboxilade outro aminoácido, através da formação de uma amida.
As proteínas são uma classe fundamental da molécula. Estão presentes em todas as formas de vida na Terra, sendo responsáveis pela maioria dosprocessos mais complexos que torna a vida possível.

2 – Objetivos
Esta prática teve como objetivo caracterizar a presença de aminoácidos na solução.

3 – Materiais e métodos
Foram pipetados 6gotas de ninidrina em 2ml de água (H2O) no tubo de ensaio 1. Esta foi fervida durante 2 minutos. Em um tubo de ensaio 2 foram pipetados 6 gotas de ninidrina em 2ml de L-tirosina, também fervidadurante 2 minutos.

4 – Resultados
Na reação da ninidrina (tubo ensaio 2), o aquecimento da solução com aminoácido desestabelece a estrutura tridimensional do peptídeo. A ninidrina então reage com ogrupamento amina, presente nos aminoácidos, formando um produto final de coloração roxa. No tubo de ensaio 1 nada ocorre, pois não há mudança de cor.

5 – CONCLUSÃO
A maioria das proteínasencontradas nos seres vivos é formada por L-aminoácidos e os D-aminoácidos aparecem somente em certos antibióticos peptídicos e em peptídeos componentes da parede de algumas bactérias. A estruturatridimensional das proteínas e muitas de suas propriedades são determinadas pelos tipos de aminoácidos presentes em sua molécula.
Para o farmacêutico, identificar e compreender os aminoácidos é fundamental para aformulação de medicamentos que devem interagir no organismo humano. Sabe-se que os aminoácidos quirais podem existir de duas formas: D (dextrorrotatório) e L (levorrotatório) que significa esquerda edireita. São os enanciômeros – imagens um do outro não sobrepostas. Como na natureza quase todos os aminoáciodos são L-aminoácidos, as nossas enzimas são capazes de discriminar isômeros óticos e...
tracking img