Farmacia pague menos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1336 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário



1 Introdução

2 Desenvolvimento

2.1 Descrição da Farmácia Pague Menos

2.1.1 Porte e tipo de negócio da empresa

2.1.2 Principais produtos e/ou serviços

2.1.3 Posicionamento da empresa no mercado nacional

2.1.4 Principais concorrentes

2.1.5 Participações no mercado

2.1.6 Ameaças e oportunidades

3. Conclusão
















1 INTRODUÇÃOA rede de farmácias Pague Menos, vem de uma trajetória de muita luta e conseqüentemente muitas conquistas, uma vez que seu fundador, o senhor Francisco Deusmar de Queirós é um empresário agressivo.
Com toda sua história narrada para a revista exame, podemos dar algumas opiniões á respeito, uma vez que, a tendência do mercado é aparecer forte concorrência á frente deste empresáriodevido ás fusões ocorridas neste ramo. O cearense Deusmar Queirós nascido na cidade de Amontada, formado em Economia pela Universidade Federal do Ceará em 1973, uns dos maiores empreendedores que enxergou um enorme potencial vendendo remédios a baixo custo para clientela do Nordeste. A rede de Farmácias Pague Menos é o maior grupo de varejo destinado ao setor farmacêutico do Brasil, estandopresente em todos os estados do país, tem sua matriz em Fortaleza, capital do Ceará, e possui um dos maiores centros de distribuição do país. Fatores esses que só demonstram a grandeza de um Grupo que possui ainda mais 12 empresas, sem contar com as Farmácias Paguem Menos, essas outras empresas atuam em segmentos variados e são muito bem consolidadas no mercado.
A Farmácia Pague Menos foram fundadasa partir de uma única loja criada em maio de 1981 na periferia de Fortaleza. Através da parceria de Deusmar Queirós e Josué Ubiranilson Alves e todo o trabalho árduo, valorizando sempre os colaboradores da empresa, foram às bases para a construção da maior rede de farmácias do Brasil.






















2 Desenvolvimento



Um exemplo de empreendedor brasileiro quenão mediu esforços para chegar ao topo o cearense Francisco Deusmar de Queirós 63 anos nascido numa cidade do interior de fortaleza começou cedo, aos oito anos de idade ajudando o pai em uma pequena mercearia a vender após as aulas frutas que seu pai o dava nas ruas de sua cidade. Vindo de uma família humilde seu pai para que ele tivesse acesso a boas escolas vendeu o sitio onde morava emudou-se para fortaleza onde prestou vestibular ,Graduou-se em Ciências Econômicas e Administrativas pela Universidade Federal do Ceará, foi professor universitário e coordenador do curso de Economia. Ao mesmo tempo, colocava em prática toda a teoria que repassava aos alunos. “A persistência em conciliar estudos e vocação comercial sempre acompanhou sua trajetória.
Aos 19 anos entrou para IBM ondepassou dois anos, seu objetivo não era ficar por muito tempo na empresa queria ganhar experiência e ser dono de seu próprio negócio, aos 30 anos abriu sua própria empresa seu faturamento era altíssimo e com quatro anos tinha um patrimônio avaliado em um milhão de dólares, enquanto trabalhava em uma de suas viagens aos Estados Unidos conheceu as drogstores americanas onde chamou atenção em relação àsfarmácias brasileiras.
Em 1981 abriu sua própria farmácia era modesta e chamava a atenção por ser diferente das concorrentes,empenhado em consolidar seu conceito de farmácia popular e inovadora, em uma expansão que aos poucos ganhou todo o mercado nordestino, nelas ele deixava os itens de higiene pessoal, perfumaria etc.. Ao alcance dos clientes um fator que valorizou e fez com que suafarmácia ficasse em destaque das demais.
Medicamentos baratos faziam sucesso mais não vendia com freqüência, fazer com que cliente entrasse na farmácia era uma obsessão, foi quando numa ida a Belo Horizonte viu um fato que chamou a atenção, um homem entrando numa lavanderia pra compra bilhete de vale transporte, foi quando decidiu fazer acordos com companhias de água, luz, telefonia pra que os...
tracking img