Farmacia pague menos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1436 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 COMPORTAMENTO ORGANIZACONAL, PROCESSOS ADMINISTRATIVOS, GESTÃO DE PESSOAS E INTRODUÇÃO A ECONOMIA 6
4 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
INTRODUÇÃO

Neste trabalho, vou relatar como começou a vida de um grande Administrador, chamado FranciscoDeusmar de Queirós, empresário da grande rede de Farmácia Pague Menos, seu sucesso empresarial. E também explicando que fatores fizeram esse sucesso, como Comportamento Organizacional, Gestão de Pessoas, Processos Administrativos e Introdução a economia.



DESENVOLVIMENTO

Na década de 1950, um menino por nome Francisco Deusmar de Queirós, começou a ganhar seu próprio dinheiro, nacidade Amontada, litoral do norte do Paraná onde nasceu. Seu pai queria que estudasse para se formar em uma faculdade, mas se mudaram para Fortaleza quando Francisco tinha 7 anos, seu pai vendeu seu sitio e montou uma mercearia, que sempre contava com a ajuda do filho, que após a escola sempre o ajudava.
Francisco cresceu e prestou vestibular em administração na Universidade Federal doCeará, seu objetivo era trabalhar em uma empresa grande para pegar experiência e abrir seu próprio negocio. Aos 19 anos, ainda jovem e na faculdade, conseguiu um emprego na IBM e logo em seguida passou em um concurso para trabalhar na IBGE. Que saio da empresa para trabalha na empresa de valores, onde se tornou gerente e dava aulas de economia. Aos 30 anos abrio seu primeiro negocio, a empresa,correto Pax, que ganhou muito dinheiro vendendo cotas de finor, um fundo que dava beneficio as empresas que investiam no nordeste e com 34 anos a empresa já tinha um patrimônio de 1 milhão de dólares. Nas viagens que fizera, conheceu as drugstores americanas, achou interessantíssimo, pois vendiam de tudo, até salgadinho, diferentes aqui do brasil. E o preço baixo dos remédios foi o grande foco deFrancisco, que era compensado com margens melhores em outros produtos, e ele começo a pensar como adaptar o mesmo aqui no Brasil, pois remédio todo mundo geralmente compra., que essa farmácia parecia a mesma mercearia que conheceu quando criança. Como ele não se encantava tanto com a corretora, em 1981 abriu sua primeira farmácia, em uma bairro simples de Fortaleza chamado Ellery, sua farmácia eramodesta, mas diferentes das concorrentes, por ter no centro da farmácia uma gôndola, com produtos higiênicos e perfumaria, que ficava ao alcance do cliente, sem precisar pedir a alguém, e foi acrescentado mais itens que as concorrentes não vendiam, como doces e refrigerantes. Para chamar mais clientes a sua farmácia, ele fez acordos com empresas de ônibus para distribuir vales, também procurou ascompanhias de telefone, água e energia, e nisso fechou contratos para que os clientes pudesse pagar suas conta na farmácia Pague Menos, no entanto ele tinha o prazo de 3 dias para repassar o dinheiro, onde ficava aplicado no Banco. Todas as farmácias a noite fechavam e deixavam apenas uma janelinha aberta para o atendimento, por causa do medo dos assaltos, mas isso mudou quando abriu a farmáciaPague Menos, que era aberta 24 horas para atender os clientes normalmente. Foi assaltadas algumas vezes, não mais que as concorrentes que era aberto apenas com janelinhas.
O que vale para Ceará, nem sempre funciona para os estados vizinhos, como Fortaleza. Que havia uma de suas farmácias, que não batia metas, e isso incomodou Francisco, que foi até Juazeiro do Norte verificar o queestava acontecendo, chegando lá, conversou com outros comerciante, que lhe falaram, se não tiver uma imagem do Padre Cícero o pessoal não entra, logo Francisco compro 3 imagens, botou uma na entrada, outra no meio e a última nos fundos da Pague Menos, depois disso as vendas aumentaram. No final dos anos 90, começou a abrir farmácias fora do Nordeste, que chegou até São Paulo no ano de 2002. Mas o...
tracking img