Fanzine

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (970 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Com a prespectiva de explorar o significado da palavra Fanzine, será exposto o resultado de uma pesquisa que abordará a história desde a sua origem até á sua expansão até Portugal. Ostemas abordados na Fanzine e os métodos utilizados para a sua produção são assuntos que constam na pesquisa assim como exemplos de modelos e edições. Esta novidade foi importante para a sociedade umavez que permitiu o acesso a notícias, arte, cultura e opiniões, mas principalmente porque era de baixo custo. O trabalho visa dar a conhecer este meio de comunicação, despertar o interesse pessoal paraa sua produção e perceber a finalidade que tem perante os leitores.

Um pouco de história…
A Fanzine originou- se nos Estados Unidos em 1929, e mais tarde, espalhou- se pela Europa, especialmentena França, durante os movimentos de contracultura de 1968. Mais tarde, nos anos 70, foram uma forma do movimento Punk espalhar a sua ética do “do it yourself”, e nos anos 80 um meio dos escritoresdivulgarem os seus pensamentos, o que de outra forma não seria possível. Em Portugal A primeira Fanzine foi a Argon, editada em Janeiro de 1970, com bases em projectos anteriormente criados por artistascomo Almada Negreiros. Mas, este movimento fez realmente sucesso nos anos 80 e eram vocacionadas para cultura pop e rock. A música era o tema principal, tendo como outros a critica politica e socialda época, tendo permanecido desta forma até finais dos anos 90. A partir daí a Fanzine começa a marcar os leitores com novos temas e sobretudo com experiências a nível sensorial, recorrendo a estudoscom texturas como, alcatifas, papéis de parede, solas de chuteira, recortes e fotografia.

Fig. 1– Primeira edição da fanzine Argon

Fig. 2– Segunda edição da fanzine Argon

Fig. 3– Terceiraedição da fanzine Argon

4

O método da Fanzine
Fanzine é uma forma alternativa de revista, editada por um fã ou um grupo de fãs de um determinado fenómeno cultural, onde vemos ao longo das...
tracking img