Fanfics – a “literatura” .com

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3059 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FANFICS – A “LITERATURA” .COM

Juliana Borges Minotto1

Natália Leão Prudente2



1 INTRODUÇÃO



"Quando uma história exige ser escrita, não há como resistir. "
Stephenie Meyer

Dos downloads de músicas às conversas no messenger, as pessoas atualmente passam cada vez mais tempo em frente à tela de um computador. Percebe-se, assim, uma tendência que tem ganhado muitos adeptosao longo dos anos: fanfiction (fanfic ou fic).

Literalmente, é um trabalho de ficção feito por um fã. Quem nunca imaginou um final diferente para um filme ou livro que gostou? Ou se imaginou vivendo as aventuras de seu herói favorito? Todo o universo de fanfics se baseia na visão de alguém, conhecido por ficwriter, que escreve sobre algum personagem ou enredo e modifica ou acrescentafatos.

As fanfics não podem ser uma atividade com fins lucrativos, uma vez que utilizam direitos autorais dos verdadeiros autores. Quem não conhece esse universo, pode pensar o que leva alguém a dedicar seu tempo para escrever uma fanfic de qualidade sendo que não há remuneração?

É uma simples troca entre escritores e leitores, a partir dos comentários os autores são motivados acontinuar uma fic, já que a maioria é postada em capítulos, além do reconhecimento pessoal que diversos escritores têm nos sites e comunidades destinadas a esse hobbie.

__________________________________________________________________________
1 Acadêmica cursando o primeiro ano do curso de Letras na Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Iporá.
2 Acadêmica cursando o terceiroano do curso de Letras na Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Iporá.
Através deste artigo de opinião pretende-se adentrar no universo de fanfics e discutir sua popularização e influencia entre os jovens escritores.


2 SURGIMENTO E POPULARIZAÇÃO



Com a popularização da internet, na década de noventa, os ficwritters obtiveram mais espaço para divulgar seus textos.Popularizou-se sites dedicados a essa atividade, como o Fanfiction.net que abrange diferentes categorias com textos escritos em diversas línguas, assim como há sites específicos à uma categoria, como o Fanfic.Potterish.com dedicado à textos sobre a saga do bruxo Harry Potter.

Há também sites especializados em fanfics de mangás (história em quadrinho japonesa) e animes (desenhos) como oAnimespirit.net. Com eles um novo termo surgiu, o tipo de fanfic Doujinshi que são aquelas não apenas escritas, mas desenhadas também com o estilo de um mangá.

Porém, o hobbie de escrever fanfics não se iniciou com a era digital, há três décadas os trekkers, fãs da famosa saga de ficção cientifica Jornada nas Estrelas, já se reuniam em convenções e discutiam e reinventavam finais inusitados para asérie.

Com o passar dos anos e a popularização das redes sociais como o Orkut, comunidades sobre o tema começaram a ser criadas e adquirir membros rapidamente. Em 2005, com a disseminação da novela mexicana Rebelde, criou-se um termo diferente para fanfics, sendo elas chamadas de web novelas, levando em conta serem textos escritos na web sobre a telenovela. No entanto, isso não foi o suficiente, eos fãs instigados pelas especulações sobre a vida pessoal dos atores da novela, que também formavam uma banda na realidade, passaram a escrever textos sobre eles também.

Em 2008, com o fenômeno da saga Twilight (Crepúsculo) iniciou-se uma nova “fase” para as fanfics. Fãs do livro, que se tornou best-seller e um grande sucesso de bilheteria no cinema, fizeram com que um universo que eraconhecido por poucos fosse disseminado nas redes sociais, pois procuraram um espaço para ler e divulgar textos alternativos sobre a saga. O rascunho do quinto livro da saga que seria o ponto de vista de Edward Cullen sobre o primeiro livro que é no ponto de vista de Bella Swan, protagonista e par romântico de Edward, foi divulgado sem a permissão da autora na internet, portanto a publicação do livro...
tracking img