Literatura brasileira e internet no mundo das fanfics.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3636 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Literatura Brasileira e Internet no Mundo das Fanfics.
 

 

Luma Santana de Souza Dórea
Estudante de Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades da Universidade Federal da Bahia

RESUMO
Quando se lê pode-se construir uma relação afetiva com títulos, personagens e autores, só assim criando um verdadeiro amor pelos livros e pela literatura. Alguns leitores se apaixonam de tal maneirapelos livros e seus personagens desejando se apriopriar deles modificando suas histórias e construindo novas tramas a sua maneira. A internet deu as ferramentas para o surgimento de um tipo de literatura chamada fanfics, são contos ou romances escritos por quem gosta de determinado filme, livro, história em quadrinhos ou quaisquer outros meios de comunicação. Hoje com a expansão da internet atingefãs, milhares de pessoas com os mesmo interesses que se unem para discutir suas criações nessa nova esfera literária.
Palavras-chave: fanfictions, internet, literatura
Introdução

A literatura não começa com a escrita. Ambas tem conexões entre si e embora muitas vezes se confundam não podem ser tratadas como sinônimos. Os primeiro registros escritos da história não são literatura porém mesmo nãosurgindo com a escrita, a literatura só se torna possível através dela.
O surgimento da escrita passou pela invenção do papel e da imprensa, até chegar à era da Internet. No mundo de hoje, onde formas de trabalho específicos em uma só função estão ultrapassadas, o conhecimento é ferramenta indispensável na busca pelo poder e a melhor forma de se adquirir conhecimento ainda é pela leitura,tornando a literatura indispensavél no desenvolvimento intectual do indivíduo. Especialistas atribuem papel fundamental aos professores para incrementar a leitura e vêem no livro digital uma oportunidade de disseminação do conhecimento.
A internet, quando bem utilizada, ao serviço das idéias e das letras que as divulgam, funciona como fator estimulante, instrumento facilitador podendo ser um maravilhosomundo para quem escreve.
A dinâmica do hipertexto, na sua forma mais contemporânea de produção de literatura, onde um texto na sua forma digital ao qual agrega-se outros conjuntos de informações, sejam imagens, sons ou palavras, na forma de blocos de textos. As referências são denominadas hiperlinks ou lins os quais dão acesso direto as tendo a função de interconectar os conjuntos de informaçõesem um click.
O aluno, tal como o leitor do hipertexto, torna-se mais ativamente participante em relação ao processo de aquisição de conhecimentos, pelo fato de lhe ser facultado elaborar livremente, sob a sua própria responsabilidade, trajetos de seu interesse, acessando, seqüenciando, derivando significados novos e acrescentando comentários pessoais às informações que lhe possam serapresentadas. (João José Saraiva da Fonseca)
O mundo digital facilita o acesso das pessoas à leitura, sendo elas de qualquer classe, etnia ou faixa etária, tratando dos mais variados temas. Encurtou o espaço que separa o escritor do público. Conquistou leitores, permitiu ser uma voz activa e interveniente, concedeu um espaço e ofereceu gratuitamente divulgação, e hoje, vê-se milhares de leitores eescritores conectados seja produzindo ou interagindo em uma esfera global.
Mais do que um instrumento facilitador a Internet abre caminhos para a democratização das idéias promovendo debates, criações artísticas e abrindo possibilidades de se discutir aberta e livremente, criticar e (re)formar opiniões ouvindo diferentes idéias de pessoas dos mais distintos lugares e culturas.
O meio virtual é jovem epotencializado em suas vantagens: quantidade, diversificação, rapidez, comunicação e interação de ponto a ponto ou grupal a distância (mais barata que a convencional), amplificação de mensagens, translado físico desnecessário.
Pode-se fazer da internet uma ferramenta de geração de novos conhecimentos. As iniciativas de converter a informação que transita virtualmente para encontrar novas...
tracking img