Familia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7717 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A história da contabilidade.

A contabilidade tem sua origem em Uruk uma antiga cidade Mesopotâmia. Desde os primórdios, o homem demonstrava sua real necessidade de controle de seus bens e produções. Eles faziam esse controle através de fichas de barro, encontrado em sítios arqueológicos de Israel, Síria, Iraque e Irã.
Há relatos de que as primeiras manifestações contábeis aconteceram de cercade 2.000 a.C, com os sumérios. Num mercado baseado na troca de mercadorias, a contabilidade servia para definir quanto alguém possuía de uma determinada mercadoria e qual o valor de troca dessa mercadoria em relação à outra. A contabilidade iniciou-se empiricamente com Leonardo Fibonacci e depois com o monge Luca Pacioli, principal divulgador do método das partidas dobradas, encerrou-se a faseempírica e menos organizada da contabilidade a partir do século XV. A chamada escola inglesa de Francis Bacon, Locke, Hume contestou o excesso de especulação científica e concebeu o Empírico como um critério determinante do que seria ciência ou não.
Mas a contabilidade só foi reconhecida como ciência propriamente dita no início do século XIX. Por longo período sua história se confundiu com osregistros patrimoniais de organizações mercantis e econômicas e até os dias de hoje é possível se notar alguma confusão entre a ciência contábil e a escrituração de fatos patrimoniais.
Outra dificuldade que se encontra no estudo da matéria, principalmente no Brasil, é a dos trabalhos científicos sobre contabilidade não raro sofrerem de um excesso de experimentalismo, o que tem prejudicado odesenvolvimento da matéria em várias áreas. Muitos desses trabalhos foram classificados até o final da década de 60 como de economia aziendal, um ramo da economia proposto pelos italianos e outros estudiosos europeus, passando a prática contábil e, particularmente, a escrituração, a ser mais conhecida como contabilidade aplicada. Apesar da conotação econômica, a economia aziendal ressaltava os vínculoscontábeis com disciplinas administrativas e matemáticas. Por essa característica, foi criticada, pois sua estrutura se pareceria com um "sistema de ciências". Assim, no Brasil, prevalece a abordagem acadêmica da essência econômica, deixando de ser destacadas em primeiro nível as relações profundas com outras ciências observadas na contabilidade aplicada.

Objeto e a finalidade

O objeto dacontabilidade é o patrimônio das entidades. Deve-se sempre verificar se a empresa está ou não gerando lucro, e de que forma esses resultados estão sendo gerados, a finalidade da contabilidade é controlar o patrimônio e gerar informações sobre a composição do patrimônio e as variações patrimoniais, como apurar o resultado das atividades econômicas desenvolvidas para alcançar seus fins, que pode serlucrativas ou sociais.
Deve-se ressaltar que o fornecimento de informações deve ser seletivo em função do usuário das informações.

Usuários da contabilidade

Os usuários da contabilidade são todas as pessoas físicas ou jurídicas que diretamente ou indiretamente tenham interesse na avaliação e no desenvolvimento de sua empresa.
Estes grupos de usuários podem ser classificados em internos eexternos.
Os Externos são aqueles que utilizam dos relatórios da contabilidade formatados pelos órgãos reguladores da profissão, são aqueles que não atuam diretamente na empresa mais que externamente necessitam do conhecimento da situação da empresa.
Exemplos de usuários externos: acionista, fornecedores, sindicatos e entre outros.
Os internos são aqueles que utilizam diretamente dos relatórios, poratuarem na atividade da empresa, alem de utilizarem os relatórios normalizados, também solicitam relatórios específicos.
Exemplos de usuários internos: administradores, encarregados, diretoria e entre outros

Regimes da contabilidade.

Regime de caixa; é baseado entre a entrada e saída de dinheiro. É o regime contábil que apropria as receitas e despesas no período de seu recebimento ou...
tracking img