Familia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 66 (16283 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução


O exercício profissional de enfermagem não está centrado apenas nas relações interpessoais entre um enfermeiro e uma pessoa, mas estende-se, também, à família e comunidade.

A família é considerada a unidade básica da sociedade e o espaço social primário, onde esta se desenvolve e as relações de proximidade e compromisso são intensas. Pode ser entendida como um complexo sistemade relações e interacções entre os seus elementos e o meio envolvente; a sua dinâmica influencia cada indivíduo no seu próprio desenvolvimento e, de certa forma, reflecte a situação e época social em que se vive. O desenvolvimento familiar pode ser entendido na perspectiva do ciclo de vida, em que a família é tratada como um sistema que se desloca continuadamente ao longo dos tempos vivenciandodiferentes etapas no seu desenvolvimento. Será neste espaço familiar que a vida nasce da relação entre um homem e uma mulher, onde a vida se educa e onde cresce a todos os níveis, (afectivo, social, cultural e mesmo espiritual), até que se atinja a plenitude da vida de todos os seus elementos.

Durante as várias etapas de vida familiar podem ocorrer mudanças significativas na vida de um membro dafamília, levando-o a deparar-se com limitações, frustrações e perdas. No seu processo de desenvolvimento, a família está sujeita a várias situações de pressão interna ou externa e depara-se com acontecimentos, uns previsíveis ou normativos (nascimento de filhos, adolescência, saída dos filhos de casa ou morte esperada) e outros inesperados ou imprevisíveis (acidentes, desemprego ou doença súbita),geradoras de stress (Alarcão, 2000). Essas mudanças podem ser diversas, mas a doença parece ser uma das mais consideráveis, podendo ser definida pelo tipo de gravidade, a forma como se manifesta e como evolui, além do significado que o doente e a família lhe atribuem.


A família é a unidade básica da organização social, representando o “habitat” privilegiado para a educação, crescimento,bem-estar e liberdade dos seus membros. Encontra-se no centro de todo o processo de desenvolvimento, individual e social, desempenhando um papel importante na saúde e na doença.

Perante este paradigma emergiu a preocupação em integrar a família no cuidado de enfermagem, tendo em vista a promoção, manutenção e restabelecimento da saúde familiar, o que veio justificar o desenvolvimento do conceitode “Enfermagem de Família”. A finalidade desta concepção é auxiliar a família a prosperar nas suas competências para lidar com as respostas aos problemas de saúde, actuais e/ou potenciais, e a cumprir as suas funções de modo a tornar possível a adopção de estilos de vida compatíveis com a promoção da saúde, para uma intervenção ao longo de todo o ciclo de vida. Friedman (1989), mencionado porRousso & Ângelo (2001), refere que a Enfermagem da Família é praticada em três níveis: no primeiro, o foco é o indivíduo e a família é considerada o contexto; no segundo, chamado de nível interpessoal, a família consiste na unidade maior; e no último, denominado de nível dos sistemas, a família é um sistema com um funcionamento e estrutura próprios, desenvolvendo interacções com outros sistemasmaiores e com seus próprios subsistemas.

Para o efeito, a avaliação e intervenção de enfermagem na resposta às necessidades da família implicam a utilização de modelos teóricos com recurso a instrumentos de avaliação familiar. Este tipo de estratégia permite a identificação rigorosa das necessidades familiares e, portanto, a implementação de respostas personalizadas em conjunto com a própriafamília. O enfermeiro desempenha um papel fundamental de apoio, avaliando as necessidades, orientando para os recursos e proporcionando conhecimentos que facilitem a superação da situação. Pensa-se que a informação e o ensino pertinente, envolvendo o grupo familiar, facilita a prestação dos cuidados e contribui para a melhoria do estado de saúde do doente.

Face ao exposto, o presente trabalho tem...
tracking img