Relatorio de pesquisa de campo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2205 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE E GESTÃO DE GUANAMBI - CEEP
EIXO AMBIENTE, SAÚDE E SEGURANÇA

JANETE CLEIA
EDILCE COSTA
JOELMA PEREIRA

RELATORIO REFERENTE AO SEMINARIO

GUANAMBI
2013

Relatório de pesquisa de campo apresentado ao Centro Estadual de Educação Profissional – CEEP, como avaliação parcial das disciplinas “ADMISTRAÇAÕ APLICADA A SEGURANÇA..Orientadora: Profª FÁTIMA DOMINGUES MALTA

Guanambi
2013
RESUMO

O presente relatório tem como objetivo principal analisar os princípios administrativos utilizados pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de uma Base Aérea, e aqueles preconizados por Fayol, relacionando-os à prevenção de acidentes do trabalho. Fayol foi o principal referencial teórico utilizado para fundamentar o presentetrabalho, o seu autor e os princípios de sua teoria serviram de embasamento para a interpretação dos dados e fatos levantados ao longo do trabalho. Para atingir os objetivos propostos foram realizadas pesquisas bibliográfica e documental nos documentos emitidos pelos órgãos do Comando da Aeronáutica e nas normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego, e a pesquisa em campo. No presenterelatório apresenta-se os dados colhidos através de questionários e entrevistas e as análises desses dados Os dados foram colhidos durante o mês de agosto de 2006. Na conclusão sintetizou-se os principais pontos no trabalho, aliando a fundamentação teórica com a realidade empírica investigada, onde se verificou que as ações da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes coadunam-se com osprincípios administrativos descritos por Fayol na teoria da Administração Clássica.

1 INTRODUÇÃO

(Apresenta a ideia central do que foi pesquisado, o problema, o(s) objetivo(s) e a justificativa da realização da pesquisa explicitando sua relevância científica, social e pessoal, ou seja, deixa claro porque o assunto é importante.)

Considerando que o crescente aumento da tecnologia e a preocupaçãocom a produtividade, aceleraram as atividades profissionais cotidianas, o risco de acidentes aumentou bastante. Além disto, o aumento do esforço aéreo e a preocupação com a operacionalidade da Força Aérea aumentaram consideravelmente o risco de acidentes do trabalho. A percepção de que prevenir acidentes proporcionava uma economia de tempo e dinheiro levou à criação das Comissões Internas dePrevenção de Acidentes (CIPA), que no final do século XX já se encontravam disseminadas em praticamente todos os países e ramos de produção.
As organizações modernas têm como base normas e princípios administrativos, sabendo disto buscou-se neste relatório compreender os princípios e normas que são utilizados pela CIPA, e, portanto, influenciam na atividade de prevenção de acidentes do trabalho, visandopossibilitar uma melhor prevenção de acidentes do trabalho no Comando da Aeronáutica (COMAER).
O presente relatório tem como objetivo principal analisar os princípios administrativos utilizados pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de uma Base Aérea, e também aqueles preconizados por Fayol que foi o principal referencial teórico utilizado para fundamentar o presente trabalho. Osprincípios de sua teoria serviram de embasamento para a interpretação dos dados e fatos levantados relacionando-os à prevenção de acidentes do trabalho
E tem como justificativa a necessidade de observar se os princípios administrativos utilizados pela CIPA estão contribuindo de maneira eficaz, em medidas preventivas de segurança e proteção ao efetivo da Organização.
Justifica-se também pela contribuiçãoque pode dar para a prevenção de acidentes do trabalho e para a melhoria contínua da qualidade de vida dos integrantes da Força Aérea Brasileira.

2 METODOLOGIA

(Descreve o tipo de pesquisa e quais foram os procedimentos utilizados para alcançar os objetivos, bem como os instrumentos utilizados, o local da pesquisa, a população e a amostra, se for o caso.)

Um estudo desta natureza...
tracking img