Familia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1826 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Interferência da Igreja Católica na Constituição da Família
A família ideal definida pela Igreja católica seria composta por pai e mãe casados perante a Igreja, esse contexto surgiu como um instrumento de luta contra a reforma protestante. Para a Igreja somente uma família unida pelo matrimônio com a benção de um padre conseguiria educar seus filhos dentro da ideologia cristã, sendo quefilhos nascidos de uma união não sacramentada eram considerados pela Igreja ilegítimos.
Na é poça da colonização e das imigrações houve, muitos casamentos entre pessoas de diferentes raças, no entanto essas pessoas se escolhiam por que se gostavam e assim passavam a viverem juntas, decorrente disso tinham filhos, ou seja, construíam uma família, muitas dessas pessoas só vinham se casar no fim de suasvidas por que tinham medo de irem para o inferno, pois a Igreja pregava que viver com uma pessoa fora do sagrado matrimônio era pecado, por medo então essas pessoas procuravam uma Igreja para se confessar e receber a benção de um padre para a união.
A união que não tinha sido firmada perante a Igreja era chamada de união concubinária, mas isso não significava que a família vivia na precaridade,pelo contrário estas união eram muito estáveis.
Esse contexto de família ideal definido pela Igreja era passado de geração em geração como valores e regras da Igreja Católica. Essa que procurava universalizar suas regras para o casamento e a família.


Características da Família Patriarcal
O modelo de família patriarcal é aquele que tem como característica principal a inquestionável earbitrária autoridade do pai,ou seja o mando da masculino. Esse tipo de família surge na sociedade colonial, nesse período a família era o centro de todo o universo colonial. Surgindo uma tradição que vinha desde a época em que os portugueses se instalaram no Brasil, a família não se compunha apenas de marido, mulher e filhos.
Era uma família numerosa que incluía um grande número de criados,parentes, agregados e escravos, submetidos todos ao poder absoluto do chefe do clã, que era, ao mesmo tempo, maridos, pai, patriarca. Tudo o que não fosse promovido pela família patriarcal, era indesejável no contexto social.
Para preservar a unidade familiar e a indivisibilidade da fortuna e das propriedades do clã, mantendo-as sob o controle do patriarca o casamento entre parentes era uma medidasocial muito comum. Raramente os jovens eram consultados sobre a escolha de seus parceiros.
No mundo patriarcal crianças e mulheres não tinham qualquer importância ou voz participativa. A situação de mando masculino era de tal natureza, que nem se quer a autoridade religiosa dos padres eles reconheciam.
Nesse universo masculino, os filhos mais velhos desfrutavam de muitos privilégios, especialmenteem relação a seus outros irmãos, mas as filhas primogênitas ou não só tinham valor quando podiam ser negociadas para fazer um bom casamento, ou um acordo matrimonial, que ampliasse o poder econômico e político de sua família. Os homens, em geral despunham de algumas regalias morais, como por exemplo, o direito de aventurar-se com criadas e escravos, desde que mantivessem a devida descrição. Asmulheres, no entanto, e em especial ás mulheres da elite, tudo o que não fosse vinculado á sagrada obrigação de procriar, era proibido e impensável.
Mulher na sociedade patriarcal
As mulheres desse tipo de família tudo lhes era proibido salvo a sagrada obrigação de procriar, quase não saiam de casa, não podiam estudar, não exerciam funções econômicas, muito menos ter participação política nasociedade patriarcal a estas eram reservadas funções como a de cuidar da organização de um salão cultural e de uma eventual vida publica do marido.
A relação dessa mulher com seus filhos era de pouco contato, pois sua posição social fazia com que essas deixassem seus filhos aos cuidados das amas de leite ou governantas. Também podiam se distraírem com leituras, mas essas podiam ser românticas e...
tracking img