A arte como fenomeno social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (368 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ARTE E SOCIEDADE

Há estudiosos que vêem na obra de arte uma manifestação pura e simples dos sentimentos individuais do artista. Outros a encaram como uma atividade plenamente lúdica, gratuita,livre que quaisquer preocupações utilitárias ou condicionamentos exteriores à sua própria criação.
Fenômeno Social - a atividade artística vai muito mais além disso, a arte é um fenômeno social, pois éimpossível situar uma obra de arte sem estabelecer um vínculo com uma determinada sociedade.
Arte é um fenômeno social porque:

1. O artista é um ser social - como ser social, o artista reflete naobra de arte sua própria maneira de sentir o mundo em que vive, as alegrias e as angústias, os problemas e esperanças de seu momento histórico. Para Georg Lukács: "O artista vive em sociedade e -queira ou não - existe uma influência recíproca entre ele e a sociedade. O artista - queira ou não - se apóia numa determinada concepção do mundo, que ele exprime igualmente em seu estilo".
2. A obra dearte é percebida socialmente pelo público - por mais íntima e subjetiva que seja a experiência do artista deixada em sua obra, esta será sempre percebida de alguma maneira pelas pessoas. A obra dearte será então um elemento social de comunicação da mensagem do seu criador. Afirma ainda Georg Lukács: "Uma arte que seja por definição sem eco, incompreensível para os outros - uma arte que tenha ocaráter de puro monólogo - só seria possível num asilo de loucos (...) A necessidade de repercussão, tanto do ponto de vista da forma, quanto ao conteúdo, é a característica inseparável, o traçoessencial de toda obra de arte autêntica em todos os tempos".
A Arte como Fenômeno Social - como fenômeno social, a arte possui relação direta com a sociedade, essa relação não é estática e imutável, masao contrário, é dinâmica e modifica-se no decorrer da história.
Relação Arte e Sociedade - no que diz respeito ao artista, as relações da sua arte para com a sociedade podem ser de paz e harmonia,...
tracking img