Familia e sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1161 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

POLO DE JUNDIAÍ- SP

CURSO: SERVIÇO SOCIAL ESPECIAL

DISCIPLINA: Família e Sociedade

DESAFIO DE APRENDIZAGEM

TEMA: A INTERVENÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL EM FAMÍLIAS

Relatório Família e Sociedade

A família ao longo da história apresentou significativas mudanças em sua estrutura, avançando da noção universal denuclear, formada por um casal e seus filhos para uma perspectiva teórica metodológica crítica, na qual são analisados inúmeros aspectos: econômicos, políticos, sociais, assim como sua relação com Estado e sociedade. No século XVI e XVII a família era formada com base em interesses econômicos, como por exemplo a manutenção da riqueza e das terras, e por muito tempo o valor da mulher resumiu-se à suafunção reprodutiva.

Vemos portanto, que a cada momento histórico a família tem suas configurações, baseadas na sociedade e padrões das relações sociais, portanto não há como analisarmos corretamente o conceito de família sem a ele vincularmos o aspecto econômico, político e social existentes em cada época.

A concepção exprimida pela sociedade ainda nos dias atuais, de que o homem constituiautoridade moral e que a mulher tem o papel de mantenedora da unidade familiar faz com que uniões que diferem desse padrão fiquem à margem da sociedade, excluídas.

Mas, independente de seu modelo a família tem o papel de proteção e cuidado, no entanto quando essa função é abalada pelas questões sociais, ela passa a desempenhar uma demanda para o Serviço Social, na qual este e a família se articulamde forma significativa e determinante.

Tal exclusão social origina-se no modo de produção capitalista, exatamente no momento em que se apresenta a incoerência advinda da relação capital e trabalho, na qual quem produz, não participa efetivamente dos lucros.

O profissional vai se deparar com famílias vulneráveis em risco social, fragilidade e ruptura de vínculos de afetividade e sociabilidade,desemprego de longa duração e pessoas vitimizadas por maus tratos, violência praticada à crianças, adolescentes e idosos, preconceitos quanto à pessoas portadoras de necessidades e especiais, violência intrafamiliar contra a mulher, jovens em conflito com a lei, etc.

Outro setor no qual o Serviço Social dedica especial atenção é o trabalho com o idoso, no qual há incidência de falta deauto-estima e inserção em famílias sem preparo para cuidados à essas pessoas, culminando em uma prática criminal, o abandono.

O assistente social deve desempenhar um papel transformador nessas demandas, buscando emancipação e autodesenvolvimento da família. Para tanto fará uso dos mais diversos instrumentos de intervenção: os bens, os serviços, benefícios, programas, visitas familiares, dinâmicas degrupo, projetos do estado, entre outros. investindo nas potencialidades dos usuários em busca de liberdade política, econômica e cultural.

Ele pode contribuir com justiça social a favor da universalidade das políticas sociais, não discriminatórias, ampliando os direitos sociais e da cidadania e investir nas potencialidades dos usuários, para que a família tenha condições de desempenharsatisfatoriamente sua função social.

Esse trabalho apresenta inúmeros desafios para o profissional assistente social, no entanto a família continua historicamente o objeto principal do Serviço Social, mas está ele ainda muito distante da realidade que precisa alcançar, atingindo a sociedade como um todo, pois atuando em famílias atua-se diretamente na sociedade, eis um dos pontos de relevância daprofissão.

Podemos enumerar diversos fatores que interferem diretamente na intervenção na família, caracterizando-a como comprometida: as famílias de diferentes configurações, conversações informais e de linguagem técnica direcionadas aos membros da família, inclusão de teorias e práticas que dizem respeito à outras profissões, como a terapia familiar utilizada hoje, por profissionais atuantes...
tracking img