Falhas

Páginas: 2 (451 palavras) Publicado: 5 de agosto de 2014
A falha é basicamente a separação de um corpo em duas ou mais partes respondendo a uma tensão qualquer de natureza estática e em temperaturas que são baixas em relação a sua temperatura de fusão.São possíveis duas modalidades de fratura: dúctil e frágil. Essa classificação se dá com a habilidade do material apresentar deformação plástica. A diferença básica é que a fratura dúctil tem maiorcapacidade de absorver energia antes da fratura, o contrário do material frágil que não tem essa propriedade.
Qualquer processo de fratura envolve duas etapas – formação e propagação de trincas emresposta a uma tensão. A fratura dúctil é caracterizada por uma deformação plástica na vizinhança da trinca, onde a mesma vai aumentando de maneira lenta, podendo ser chamada de “estável”, pois elaresiste a qualquer crescimento adicional, a não ser que seja aumentada a tensão. Por outro lado a fratura frágil, as trincas têm pouca ou nenhuma deformação, ocorrendo a fratura de maneira rápida.
Afratura frágil ocorre repentina e catastroficamente, sem qualquer aviso prévio, a fratura dúctil dá um alerta que a fratura está se formando, permitindo que medidas preventivas sejam tomadas.
Tanto nonível microscópico e macroscópico a fratura dúctil terá suas características distintas. Esses materiais sofre uma estricção até uma fratura pontual, pois há redução em sua área igual a 100%.
Fraturadúctil (slide 6)
Em primeiro lugar ocorre o empescoçamento, com criação de “microvazios”). Em seguida os microvazios vão aumentando e se aproximam para se unir em uma trinca elíptica que cresce emdireção perpendicular a da aplicação da tensão. A fratura, ocorre com a rápida propagação da trinca, por meio de uma deformação cisalhante de 45°. Algumas vezes ocorre uma forma característica nafratura dúctil, chamada de fratura taça cone.
Fratura frágil
A fratura frágil ocorre sem qualquer deformação e pela rápida propagação de trinca. A formação da trinca é perpendicular, formando uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Falhas
  • Falhas
  • falhas
  • Falhas
  • Das falhas de Estado às falhas de mercado
  • Falhas de mercado e falhas de governo
  • falhas de mercado
  • Tolerancia a falhas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!