Faculdade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (853 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Aula-tema 1: Introdução ao estudo das Ciências Sociais
As Ciências Sociais estudam as interações humanas e, assim, pode-se dizer que se preocupam com o comportamento humano. São ciências que seconcentram na interpretação do mundo social, por meio da objetividade garantida pela utilização do método científico. No contexto das Ciências Sociais verificam-se divisões em campos especializados, taiscomo a Sociologia, a Antropologia e a Ciência Política, entre outros.
A Sociologia, que surgiu no século XIX e é considerada a “mãe” de todas as Ciências Sociais, consiste no estudo científico esistemático do comportamento humano que é construído pela sociedade, bem como no estudo das interações entre os homens. Sendo assim, os sociólogos examinam as forças sociais e observam as tendências e ospadrões que podem ser generalizados e, então, fundamentam as explicações sociológicas que permitem a visualização da conexão entre as dificuldades particulares dos indivíduos e os problemas sociais.Vale destacar que uma das características mais importantes da Sociologia é a sua preocupação com a desigualdade institucionalizada ou a estratificação social.
Na Sociologia e nas Ciências Sociais, demaneira geral, tem-se a particularidade de que o assunto ou objeto de que tratam se confunde com o próprio ser humano que é, ao mesmo tempo, observado e observador. Considerando isto, é preciso buscarconstantemente a objetividade nas análises desenvolvidas, ou seja, o cientista social deve ver e aceitar os fatos como são e não como desejam que os fatos sejam.
A objetividade do cientista social,por sua vez, se associa diretamente à utilização metódica de técnicas de pesquisa social. Entres os métodos que podem ser aplicados nas investigações sociais estão: método histórico, métodocomparativo, o estudo de caso ou monográfico e estatístico.
Destaca-se, ainda, que a Sociologia surgiu, em grande parte, devido aos abalos na sociedade ocasionados pela Revolução Industrial, bem como por...
tracking img