Faculdade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1749 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
Barras paralelas

As barras paralelas  são um aparelho creditado ao ALEMAO FRIEDRICH LUDWIG utilizado na ginastica artistica e exclusivamente para homens. O aparelho é formado por dois barrotes paralelo, apoiados em dois suportes de metal.
O ginasta deve realizar uma série de movimentos giratórios, equilibrados nessas duas barras. As rotinasnelas executadas, variam de acordo com o grupo de elementos apresentados pelos ginastas, embora possuam o tempo médio gire entre quinze e trinta segundos.
-------------------------------------------------
História
Este aparelho fora criado pelo alemão Friedrich Jahn, em seu Hasenheide, em BERLIM, local onde os ginastas faziam exercícios de dificuldade para a ginástica no cavalo. Isto significaque as barras foram um aparelho criado para um treinamento de suporte, ou seja, com o intuito de fortalecer os braços, mas com sua prática secundária e limitada a poucos movimentos. A partir daí, viu-se que podia-se desenvolver nele, uma infindável variação de elementos, tornado este aparato um dos preferidos dos praticantes da modalidade.
No entanto, notou-se que, pregadas ao solo, as barras nãopodiam ser movidas. Por isso, em 1819, o espanhol Amoros descreveu as primeiras barras transportáveis, de criação do farmaceutico  Kluge, natural de Berlim .
Com o passar dos anos e a evolução dos materiais que compunham os barrotes, as apresentações acompanharam esta melhoria e hoje, composta por movimentos de força e equilíbrio, tem por vezes, suas rotinas ditas como de maiores dificuldadespara os braços e onbros, apesar de possuir os desmontes mais conservadores dos atletas das barras.
-------------------------------------------------
Aparelho
O aparato consiste em duas barras de madeira, recobertas com fibra de vidro com 3,50m de comprimento, colocados a uma distância que varia de 42 cm a 52cm uma da outra – dependendo da largura ombro-ombro do atleta -, a uma altura de 1,95 mAtualmente, os barrotes são cobertos com o mesmo material utilizado nas barras assimétricas e na barra fixa . A diferença é que não há cabos de  que prendam o aparelho
-------------------------------------------------
Características da competição

O ginasta norueguês Espen Jansen
Os exercícios nas paralelas combinam diversos movimentos, mas principalmente largadas e balanços , chamadoselementos de impulso. Em uma série de exercícios neste aparato deverão constar ainda elementos de força e estáticos. As habilidades desenvolvidas pelo ginasta durante a prática são o equilíbrio, a força e a agilidade, e são executados em suspensão e apoio.
Como técnica básica neste aparato, está o chamado apoio. Nele, os braços do atleta ficam completamente estendidos, os ombros alinhados - quepressionam para baixo , o peito é cavado para dentro e a cabeça, ao centro, dificulta o cumprimento dos aspectos mecânicos, pois o corpo precisa estar sempre na postura correta do apoio.
Para uma série ser bem sucedida, o ginasta necessita:
* Percorrer toda a extensão dos barrotes, seja com largadas e retomadas, seja com movimentos de equilíbrio
* Executar movimentos em ambas as barrassimultaneamente e em apenas uma delas
* Executar ao menos uma largada. O movimento acrobático – que envolve mortais e piruetas – não desconta ponto ao ginasta que não o executa, mas deixa sua rotina com uma nota A (de partida) mais baixa
* Manter a postura angular correta: 180º vertical e 90º nas paradas e movimentos de equilíbrio, além da correta execução das largadas
* Finalizar suaapresentação com um salto de saída de dificuldade D
Para não sofrer com despontuações, o ginasta não deve arrumar suas mãos nas barras - quando não estiver executando o próprio movimento -, desprender-se do aparelho, perder a postura – como dobrar os joelhos e cotovelos -, não cumprir com as exigências acrobáticas e plásticas exigidas pelo Código de Pontos, tocar as pernas nas barras em qualquer...
tracking img