Faculdade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1331 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Articulação é a conexão entre duas ou mais peças esqueléticas (ossos ou cartilagens). Essas uniões não só colocam as peças do esqueleto em contato, como também permitem que o crescimento ósseo ocorra e que certas partes do esqueleto mudem de forma durante o parto. Além disto, capacitam que partes do corpo se movimentem em resposta a contração muscular.
Embora apresentem consideráveis variaçõesentre elas, as articulações possuem certos aspectos estruturais e funcionais em comum que permitem classificá-las em três grandes grupos: fibrosas, cartilaginosas e sinoviais. O critério para esta divisão é o da natureza do elemento que se interpõe às peças que se articulam.

Articulações fibrosas
As articulações nas quais o elemento que se interpõe às peças que se articulam é o tecidoconjuntivo fibroso são ditas fibrosas (ou sinartroses). O grau de mobilidade delas, sempre pequeno, depende do comprimento das fibras interpostas. Existem três tipos de articulações fibrosas: sutura, sindesmose e gonfose.
Sutura =Nesse tipo de articulação, os ossos são unidos por tecido conjuntivodenso, extremamente forte, portanto, não há movimento entre os ossos desse tipode articulação.Comoexemplo:osso do crânio.
No crânio do feto e recém-nascido, onde a ossificação ainda é incompleta, a quantidade de tecido conjuntivo fibroso interposto é muito maior, explicando a grande separação entre os ossos e uma maior mobilidade. Estas áreas fibrosas são denominadas fontículos (ou fontanelas). São elas que permitem, no momento do parto, uma redução bastante apreciável do volume da cabeça fetal pelasobreposição dos ossos do crânio. Esta redução de volume facilita a expulsão do feto para o meio exterior.
Sindesmose =Nesse caso a articulação é unida por uma faixa de tecidofibroso, que por sua vez pode ser um ligamento ou membrana fibrosa. Nesse casoum movimento discreto ou amplo pode ser realizado.Como exemplo: art. rádio-ulnar e tíbio-fibular.
Gonfose é a articulação específica entre osdentes e seus receptáculos, os alvéolos dentários. O tecido fibroso do ligamento periodontal segura firmemente o dente no seu alvéolo. A presença de movimentos nesta articulação significa uma condição patológica.
Articulações cartilaginosas
Nas articulações cartilaginosas o tecido que se interpõe é a cartilagem. Quando se trata de cartilagem hialina, temos as sincondroses; nas sínfises acartilagem é fibrosa. Em ambas a mobilidade é reduzida. As sincondroses são raras e o exemplo mais típico é a sincondrose esfeno-occipital que pode ser visualizada na base do crânio. Exemplo de sínfise é a união, no plano mediano, entre as porções púbicas dos ossos do quadril, constituindo a sínfise púbica. Também as articulações que se fazem entre os corpos das vértebras podem ser consideradas comosínfise, uma vez que se interpõe entre eles um disco de fibrocartilagem - o disco intervertebral.
Sincondrose:Esse é o tipo de articulação onde os ossos são unidos porcartilagem hialina, que permite ligeira inclinação durante o início da vida. Este tipode articulação é em geral uma união temporária, portanto, quando o crescimento éatingido a cartilagem é trans formada em osso.Como exemplo:cartilagem costal da 1°costela com o esterno e a art. Xifoesternal.
Sínfise:Nesse caso a superfície dos ossos articulados são cobertos porcartilagem hialina e os ossos são unidos por tecido fibroso forte. Essas articulaçõessão fortes, ligeiramente móveis.Como exemplo: art. Manubrioesterna e art. entre os corposvertebrais.
Articulações Sinoviais:São o tipo mais comum e importante funcionalmente,possuemuma substância lubrificante, chamado líquido sinovial, sendo revestidas por uma membrana sinovial ou cápsula.
         flexão e extensão são movimentos angulares, ou seja, neles ocorre uma diminuição ou um aumento do ângulo existente entre o segmento que se desloca e aquele que permanece fixo. Quando ocorre a diminuição do ângulo diz-se que há flexão; quando ocorre o aumento, realizou-se a...
tracking img