Faculdade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1544 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DEPENDÊNCIA QUÍMICA
A fim de melhor compreender os vários aspectos que compõem a vulnerabilidade social dos jovens ao uso abusivo de drogas, cabe um ligeiro retrospecto histórico para que se compreendam as origens da difusão, em larga escala, da droga na cultura ocidental, a partir dos anos 60.
Bucher (1996) aponta como marco inicial da difusão em larga escala da droga na cultura ocidental oque denomina de vertente existencial do uso da droga, cujo florescimento deu-se associado ao movimento hippie dos anos 60, nos Estados Unidos. O uso de drogas como a maconha e o ácido lisérgico constituíam, na época, uma reação contracultural, imersa em um estilo de vida underground ou alternativo que se opunha às pressões das famílias, das escolas, das Igrejas e tentava reconstruir uma sociedadecujas dimensões sociais, afetiva e comunitária prevalecessem sobre o individualismo, à competição e o consumo. Desta forma, a droga exercia um papel integrador na comunidade reconstruída, ancorada na figura do flower power, ou seja, da beleza, da suavidade, da sensibilidade, da solidariedade.

O crescimento de seu consumo aponta para a existência de um mercado de drogas clandestino que produz,distribui e comercializa seu produto. A organização e a eficácia deste mercado expõem ainda as relações socioeconômicas que o sustentam. Não cabe adotar, portanto, a postura ingênua de considerar o uso de drogas como decorrente apenas de mero ato volitivo do indivíduo. Mostra-se evidente a interrelação e a interdependência existente entre o usuário e o contexto que o circunda.

O uso indevido desubstâncias psicoativas não é considerado apenas a partir da intensidade do uso, mas principalmente pelas complicações físicas e psicossociais que suscita, variando ao longo de um continuum de gravidade.

Causas multifatoriais:
Sistema de recompensa, neuroadaptações; fatores genéticos; traumas e estresse nos ambientes familiar e social durante a infância; etc.

O que é Síndrome deDependência? CID 10 e DSM IV
Síndrome de Dependência é um conjunto de sinais e sintomas que se repete com certa frequência em alguns usuários de substâncias psicoativas.

Sintomas da doença:
Compulsão: desejo incontrolável de beber ou usar droga. Age na parte física/emocional do indivíduo.

Perda de controle – a partir do primeiro gole, ou da primeira “cheirada” ou “tragada” o indivíduo não conseguemais controlar o uso da substância e, com a progressão da doença, ele começa a adaptar sua vida ao uso da droga, não conseguindo executar as tarefas mais simples sem estar sob o efeito da substância.

CRITÉRIOS PARA SE DETECTAR A SÍNDROME DA DEPENDÊNCIA
1. Estreitamento de repertório – viver para usar e usar para viver.
2. Saliência de beber – dar prioridade ao beber.
3. Tolerância –necessidade de doses crescentes
4. Sintomas de abstinência – tremores, sudorese, rubor facial, irritabilidade, etc.
5. Alívio dos sintomas – usando novamente para evitar o mal estar– beber pela manhã, ou não tomar o café da manhã.
6. Percepção subjetiva da compulsão para beber – não vê a hora de beber.
7. Reinstalação da síndrome de dependência: ressurgimento dos comportamentosrelacionados ao consumo e dos sintomas de abstinência após um período de abstinência. (20 dias ou 20 anos).

Dependência química é doença da negação. Apesar de estar cheio de problemas nas principais áreas de sua vida, o dependente nega que tem um problema e não aceita ajuda. Para ajudar o dependente químico e sua família, que também sofre com sua doença, é preciso procurar cada vez mais informaçõessobre dependência química, já que o problema se encontra nas escolas, empresas e em nosso cotidiano.

Quais são as substâncias capazes de alterar o humor e gerar dependência?
* ÁLCOOL; ANFETAMINAS; CAFEÍNA; NICOTINA; HEROÍNA; MACONHA; COCAÍNA (CRACK); ALUCINÓGENOS (COGUMELOS, LSD); BARBITÚRICOS (ANTI-CONVULSIVANTES); BENZODIAZEPÍNICOS (ANSIOLÍTICOS); SOLVENTES (C0LA DE SAPATEIRO,...
tracking img