Faculdade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2831 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTROLE - Caso: Bradesco

Estudo sobre a função Controle
Análise do processo de controle na organização.

Breve estudo sobre a função Controle

A Função Controle

Significados da palavra controle em administração:
1. Controle como função restritiva e coercitiva: coibir ou limitar certos tipos de desvios indesejáveis ou de comportamentos não aceitos - caráter negativo elimitativo. Por exemplo: acesso não permitido, etc.

2. Controle como um sistema automático de regulação: manter automaticamente um grau constante de fluxo ou funcionamento de um sistema - detecta desvios e proporciona automaticamente ação
corretiva para voltar à normalidade. Exemplo: calibrador de pneu, etc.

3. Controle como função administrativa: última etapa do processoadministrativo, destacando-se como a quarta função, após o planejamento, a organização e a direção – nosso estudo se baseia neste sentido da palavra.

Função administrativa de controle
Relacionada com a maneira pela qual os objetivos devem ser alcançados através da atividade das pessoas que compõem a organização, para que tudo funcione da maneira certa e no tempo certo.
monitorar, acompanhar, avaliar,medir e assegurar que a organização esteja no rumo certo, produzindo os resultados esperados e alcançando os objetivos propostos.
Controle - processo que guia a atividade exercida para um fim previamente determinado.
Essência do controle - verificar se a atividade controlada está ou não alcançando os resultados desejados (conhecidos e previstos), o que significa que o conceito de controle nãopode existir sem o conceito de planejamento.

O controle é o outro lado da moeda do planejamento.
(colocar a figura aqui...)
Finalidade do controle - assegurar que os resultados do que foi planejado, organizado e dirigido se ajustem tanto quanto possível aos objetivos previamente definidos no planejamento.

Tipos de Controle
* Controle prévio (a priori) – Controle preventivo, pois buscaimpedir erros ao final do processo administrativo, analisando previamente a situação da empresa.
* Controle concomitante (simultâneo) – Exercido ao mesmo tempo em que se realiza a atividade;
* Controle posterior – Busca reexaminar atos já praticados, para corrigi-los, desfazê-los ou apenas confirmá-los.
O controle é um processo cíclico composto por quatro fases, a saber:
1.Estabelecimento de padrões ou critérios:
- Os padrões representam o desempenho desejado;
- Os critérios representam normas que guiam as decisões;
- Os padrões são expressos em tempo, dinheiro, qualidade, unidades físicas, custos ou de índices. Exemplo: Custo padrão, padrões de qualidade, padrões de volume, padrões de desempenho, unidade de medida, de produção ou de venda...

2. Observação dodesempenho:
- Obter informação precisa, rápida e clara a respeito daquilo que está sendo controlado, para permitir a tomada de ação corretiva na ocorrência de um desvio.

3. Comparação do desempenho com o padrão estabelecido:
-Determinar os limites dentro dos quais essa variação será aceita como normal. O controle separa o que é excepcional do que é normal, para que a correção se concentreunicamente nas exceções ou nos desvios.
- O desempenho deve ser comparado ao padrão fixado para verificar eventuais desvios.
- Comparar o desempenho com o padrão estabelecido por meio de gráficos, fluxos, relatórios, índices, porcentagens, medidas estatísticas etc. (técnicas)
- Permitir a elaboração de resultados futuros, reafirmando a visão de longo prazo do administrador, no sentido deampliação dos próprios objetivos da organização.

4. Ação corretiva
- Assegurar que aquilo que é feito seja feito exatamente de acordo com o que se pretendia fazer, trabalhando-se sempre com eficiência, subsidiando ainda mais a função planejamento.
Abrangência do controle

* A abrangência do controle acontece a nível global, departamental ou operacional, respectivamente, dentro dos planos...
tracking img