Exxon valdez

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2236 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sobre o navio :
Um petroleiro de transporte é um navio projetado para o transporte de petróleo a partir de um campo de petróleo off-shore. É equipado com off-loading equipamento compatível com o campo de petróleo em questão. A fim de se aproximar do campo de petróleo e para manter a posição em relação ao campo de tais navios são normalmente equipados com dois ou três impulsores de proa e de popapropulsores. Em alguns casos, a funcionalidade DP é usado para manter o tanque em posição. Além disso aba lemes e hélices de passo controlável são muitas vezes utilizados para aumentar a sua capacidade de manobra de baixa velocidade. Geralmente, estes navios têm um comprimento entre 230m e 270m e tem um coeficiente de bloco alto.
Suas característica:
São os navios para transporte de petróleobruto e produtos refinados (álcool, gasolina, diesel, querosene, etc.). Se caracterizam por sua superestrutura a ré e longo convés principal quase sempre tendo à meia nau uma ponte que vai desde a superestrutura até a proa. Essa ponte é uma precaução para a segurança do pessoal, pois os navios tanques carregados passam a ter uma pequena borda livre, fazendo com que no mar seu convés seja "lavado"com freqüência pelas ondas.


Prefácio

O relatório que se segue descreve todas as sínteses, análises e decisões tomadas pelo grupo formado por Leandro Ramalho e Marcos Kuznicki durante o desenvolvimento do navio aliviador para a matéria Projeto de Navio III.
Durante o desenvolvimento do projeto, algumas etapas são repetidas por vezes, fazendo com que o navio fique mais aprimorado a cadarepetição. Isso nos fez optar pela apresentação de um relatório cronológico com base na metodologia aplicada.
A cada nova síntese ou análise a mesma será explicada e, quando se repetir num novo ciclo, será somente referenciada.

Introdução

Navios Aliviadores
O navio Aliviador é uma embarcação usada para escoar a produção de petróleo ou gás de unidades de produtoras Off-Shore quando não setem a opção de escoamento por oleoduto ou gasoduto.
O processo de escoamento de produção offshore utilizando esse tipo de embarcação é conhecido como offloading. Nele, a unidade de armazenagem (que pode ser um F(P)SO ou uma bóia de armazenagem) na área de produção descarrega no navio aliviador e esse leva a carga até um terminal na costa.
No caso de offloading de petróleo, o navio utilizado éum petroleiro que cada vez mais apresenta especialização para esse tipo de operação. Nas primeiras manobras de offloading, que datam de 1975 eram utilizados petroleiros convencionais que, com auxílio de rebocadores faziam seu carregamento em alto mar. Com o avanço tecnológico, começou-se a utilizar o que se chama de Dynamic Position (DP) que é um sistema de que atua na propulsão do navio com afinalidade reduzir ao máximo as variações de posição da embarcação devido a perturbações ambientais. (correntes, ventos e ondas). Com esse sistema, o aliviador pode fazer uma aproximação mais eficiente da unidade exportadora e também, durante a operação de descarga, manter constante a distância do mesmo, aumentando a segurança.
Pode-se considerar também como parte integrante do sistema DP,propulsores azimutais, laterais e de passo controlado.
O primeiro registro do conceito de Sistema de Posicionamento dinâmico data de 1981. A Statoil, operou de maneira experimental o navio MT Wilnora no campo de Statfjord Field no mar do Norte (Mapa ao abaixo). O projeto inicial da Statoil era a construção de oleoduto do Campo até o a costa, mas os resultadosobtidos com o navio tornaram o sistema de Shuttle DP como solução permanente, não so no campo de Statfjord, mas em todo o Globo.
Uma outra característica peculiar desses navios é o sistema de carga, que pode ser a meia nau, sendo utilizados rebocadores para levar o mangote da unidade exportadora até o Navio ou um outro sistema conhecido como Bow Load System.
Nesse último, o mangote é rebocado...
tracking img