Exxon valdez

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (550 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
– Exxon Valdez, o Titanic da vida selvagem
O DENATRAN – Departamento Nacional de Trânsito – lança, juntamente com as Ciretrans de cada cidade, inúmeras propagandas e campanhas para desestimular oconsumo de álcool por quem irá pegar o volante para que não ocorram acidentes e vidas não seja dizimadas. Mas sempre tem aqueles que abusam. No calor a cervejinha gelada refresca, no frio a pinguinha ouo conhaque aquecem. Álcool parecer ter mil e uma utilidades, igual aquele outro produto.
Nessa onda de “tomar uma pra aquecer”, o capitão do superpetroleiro Exxon Valdez, de propriedade de uma dasmaiores companhias petrolíferas do mundo, conseguiu aquecer mais do que a si. Ele conseguiu aquecer os ânimos e a fúria de muitos que se preocupam com o meio ambiente e que tem sede de justiça.Aconteceu o seguinte, o Exxon Valdez saía do terminal petrolífero do Alasca no dia 23 de março de 1989. Ele teve de mudar sua rota devido a quatidade de icebergs no mar. O capitão pediu então autorização aGuarda Costeira dos Estados Unidos, para alterar sua rota. Seu pedido foi aceito e, nas primeiras horas do dia 24 de arço de 1989, o navio acertou seu casco em um recife. Com o buraco no casco o naviolançou ao mar cerca de 11 milhões de litros de petróleo. A quantidade impressiona, mas este se tornou o maior desastre ecológico dos Estados Unidos não pela quantidade, mas sim pela localidade.
OExxon Valdez liberou petróleo em águas remotas, num local de difícil acesso. Somada a essa principal característica, os meios de contingência do petróleo na água eram ineficazes e isso resultou numaárea atingida de 28 mil quilômetros quadrados. A vida selvagem foi a primeira e a que mais sofreu com o vazamento - milhares de aves, peixes e outros animais morreram durante dias – mas não foi só ela. Nodecorrer do tempo, as comunidades locais, que dependem da pesca para sobreviver, também foram atingidas.
A empresa Exxon, que aqui no Brasil vende combustível sob a marca Esso, arcou com a...
tracking img