Projeto de pequisa de poesia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3497 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. JUSTIFICATIVA
Já muito se disse de quanto à escola tem representado, para a maioria das crianças, a única oportunidade de contato com obras literárias, uma vez que a história de leitura deles, dos alunos, revela, quando muito, opção por outros textos que não os literários. E aqui pode se ratificar uma função que não é exclusiva, mas que é especifica da escola, qual seja a de dar oportunidadeàs crianças de estabelecer relação íntima e prazerosa com o mundo das produções literárias. Oportunizar essa convivência com os livros, esse desvendamento do mundo literário constitui um dos objetivos da escola. Daí porque se pensa ser a literatura um dos componentes importantes do currículo escolar e deste projeto. A leitura pode ser dada logo no primeiro dia de aula, mesmo em se tratando decrianças que ainda não conhecem letra alguma: ela pode olhar para as ilustrações (o que já é um tipo de leitura), enquanto o professor lê o texto. Nessa fase inicial, as crianças começam a tomar contato com o livro, aprender a manuseá-lo, a reconhecer suas formas, perceber a diagramação e iniciar suas experiências com as formas de composição textual. Quase 95% das escolas estaduais contêm acervos daliteratura infanto-juvenil, à disposição de alunos e professores, recebidos através do programa. "Centros de Leitura" e promovido pela Fundação do Desenvolvimento Escolar (FDE), além do Acervo do Ciclo Básico, distribuídos às escolas. Precisamos garantir este contato inicial com os livros e nunca mais deixar de atuar. A literatura só poderá ser apreciada e incorporada à vida das pessoas se oslivros, na idade escolar, ultrapassarem as características de leitura "didática" e se tornarem agradáveis, sugestivos. Não é só o futuro leitor, a bom leitor, que estamos salvaguardando. Complementando as atividades de linguagem oral e de escrita, o hábito da leitura é poderoso coadjuvante no aprendizado das convenções autográficas a na interação com textos mais complexos. Pessoas que leemregularmente acabam por fixar na memória a forma ortográfica com que as palavras são escritas, além de vivenciarem, sem que se deem conta formas inusitadas a sempre renovadas do uso da língua. Não estamos querendo dizer que quem lê fartamente, escreve com desenvoltura. Mas podemos apostar que bons leitores terão, sem dúvida, maior facilidade para criar em seus próprios textos.
2. OBJETIVOS: 2.1. ObjetivoGeral
Objetivou-se conferir a compreensão de leitura entre meninos e meninas e o desempenho entre os alunos que têm e que tiveram estímulo familiar para leitura, bem como, a mesma atenção por parte do docente com o dos alunos que não tiveram essa estimulação.
2.2. Objetivos Específicos
•Despertar no aluno o interesse da leitura;
•Reconhecer que o desenho representa um texto;
•Interpretar textosescritos e desenhados;
•Descobrir o que guarda uma grande biblioteca;
•Reconhecer as diversas possibilidades de interpretar o mundo que vivemos através da leitura.
3. HIPÓTESES:
As hipóteses é fazer com que certos aspectos do processamento essenciais à compreensão, se tornem possíveis, tais como o reconhecimento global e instantâneo de palavras e frases relacionadas ao tópico, bem comoinferências sobre palavras não percebidas durante o movimento do olho durante a leitura que não é linear, o que permitiria ler tudo, letra por letra e palavra por palavra, mas é sabido, que o olho dá pulos para depois se fixar numa palavra e daí pular novamente uma série de palavras até fazer nova fixação. Duas atividades relevantes para a compreensão de texto escrito a saber, o estabelecimento deobjetivos e a formulação de hipóteses, são de natureza que pressupõe reflexão, e controle consciente sobre o próprio conhecimento, sobre o próprio fazer, sobre a própria capacidade da leitura.
4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
A seriedade fundamental da literatura é permitir a evolução e a formação da personalidade do futuro adulto, pois a literatura foi redescoberta para servir e enriquecer as bases das...
tracking img