Extração de pigme

1607 palavras 7 páginas
1 INTRODUÇÃO
A extração com solvente é um método simples e amplamente utilizado para separação e isolamento dos componentes de uma mistura. Neste experimento foram tratadas das extrações de três diferentes tipos de pigmentos comumente encontrados em plantas: o betacaroteno (extraído da cenoura), a clorofila (extraída da folha de couve) e a antocianidina (extraída de flores de coloração violeta).
Os carotenóides são estruturas lipofílicas sintetizadas por todos os microrganismos fotossintéticos (plantas, no caso a cenoura) e apresentam cor. Para ocorrer à presença de coloração é necessário que em sua estrutura química contenha no mínimo sete ligações duplas conjugadas. A maioria dos carotenóides é formada por cadeias de quarenta carbonos, ligados de tal forma que a molécula é linear, simétrica e com a ordem invertida no centro. Sua estrutura pode ser modificada por hidrogenação, desidrogenação, ciclização ou oxidação.
Devido à alta taxa de insaturação, fatores tais como o calor, luz e ácidos ocasionam isomerização dos carotenóides trans, que é a forma mais estável na natureza, para a forma cis, perdendo a cor e atividade pró-vitamínica.
O carotenóide tratado neste experimento que consistiu na sua extração à base de éter é o proveniente da cenoura, o betacaroteno, sendo este representado pela seguinte estrutura:

Figura 1. Estrutura química do betacaroteno (Omenn et al., 1996)
Trabalhou-se com a extração da clorofila, proveniente de folhas de couve. A clorofila é um grupo de pigmentos fotossintéticos presente nos cloroplastos (organelas presentes nas células das plantas e algas, ricas em clorofila) das folhas e de outros tecidos vegetais, responsável pela coloração verde das plantas. São pigmentos verdes e possuem uma estrutura química instável, são facilmente degradadas, resultando em produtos de decomposição que modificam a percepção e qualidade dos alimentos. A sua estrutura é demonstrada logo abaixo:

Figura 1.2 Estrutura química da clorofila.
No

Relacionados

  • ANALISE DO CICLO DE VIDA NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE PNEUS
    8604 palavras | 35 páginas