Extrativismo vegetal no acre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2239 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO
No Acre, o extrativismo de produtos da biodiversidade beneficia direta e indiretamente centenas de milhares de famílias, além de contribuir para a manutenção e conservação de sistemas ecológicos e serviços ambientais. O extrativismo pode ser considerado um componente vital à economia local, pois promove o auto sustento de famílias, movimenta mercados locais e regionais, e causabaixo impacto em ecossistemas hídricos e florestais. A função socioambiental que esta população desempenha é central para a manutenção da floresta em pé. Detentores de conhecimentos e práticas tradicionais de sistemas de manejo agro extrativista, os extrativistas asseguram uma contínua adaptação da biodiversidade a novos contextos e processos de produção. As famílias extrativistas que vivem nafloresta são responsáveis por toda a castanha-do-brasil que chega ao mercado. No estado do Acre, aproximadamente 5 mil famílias envolvidas diretamente com a extração da castanha têm neste produto parte essencial de suas rendas. A atividade extrativista da castanha é geralmente complementada pela agricultura em pequena escala e/ou atividades extrativistas de corte da seringa e pesca. Mesmo com algumasprecariedades que caracterizam as condições de vida dos castanheiros e seringueiros da Amazônia, uma pesquisa demonstrou que extrativistas no Acre vivem melhor na floresta que nas margens das cidades. O extrativismo é o sistema de produção estratégico para garantir o processo de conservação e desenvolvimento. Tal convencimento dá-se pela luta dos movimentos sociais liderados pelos seringueiros eíndios, que possuíam em sua cultura uma forma de exploração dos recursos florestais sem causar maiores danos ao ecossistema. O extrativismo é apontado às vezes como opção inviável para o desenvolvimento da Amazônia. Tal conclusão apóia-se em uma visão dessa atividade como simples coleta de recursos, o que excluiria técnicas como cultivo, criação e beneficiamento. No caso do Acre, essa visão é estreita,pois não leva em conta a cultura das populações locais, que favorece a harmonia com a natureza. Assim, é preciso ampliar essa concepção, admitindo alguma tecnologia e usos dos recursos naturais incluídos no modo de vida e na cultura extrativistas.
O sistema extrativista do Acre está alicerçado em três produtos principais: borracha, castanha e madeira.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Produção daborracha

A desestruturação da economia extrativista da borracha, com o surgimento dos plantios de seringueira na Ásia, trouxe à economia amazônica, mais especificamente à acriana, uma série de problemas sociais, econômicos e ambientais, além da completa estagnação do setor gumífero. Ao final da década de 90, o Governo do Acre, visando sanar os problemas oriundos da desestruturação da “economiagumífera”, lança o Programa de Incentivo ao Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Borracha Natural, que tem como objetivo o fortalecimento dos processos extração, beneficiamento e comercialização da borracha natural bruta. Este programa tem como suporte, a utilização de subsídios governamentais, como forma de gerar renda ao produtor de borracha natural e dinamizar toda a cadeia produtiva.
O programade subsídios à borracha natural do Governo do Estado do Acre funciona com o pagamento de um valor estipulado pela Lei n° 1.277, de 13 de janeiro de 1999, posteriormente, alterado pela Lei nº 1.427, de 27 de dezembro de 2001, por quilo de borracha natural aos seringueiros cadastrados em associações ou cooperativas. Conseqüentemente, o produtor recebe da instituição em que é filiado, o preço demercado da borracha, mais uma parcela subsidiada pelo Estado.
Dada a atual conjuntura, onde o governo utiliza uma política de garantia de renda (subsídio), que propicia benefícios aos produtores de borracha natural, torna-se necessário quantificar e avaliar quais os impactos que sua implementação exerce sobre o bem-estar dos consumidores, produtores e da sociedade.
Este tipo de política...
tracking img