Desenvolvimento pessoal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (892 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SAÚDE MENTAL, TRANSTORNOS MENTAIS E IMPUTABILIDADE, SEMI-IMPUTABILIDADE E INIMPUTABILIDADE E ININPUTABILIDADE NO USO JURÍDICA COM O APOIO DA PSICOLOGIA JURÍDICA

Danilo Romano MeneguimRESUMO

Cerca de 450 milhões de pessoas sofrem de DoençaMental ou Neurológica (uma em cada 4 pessoas) e só uma minoria recebe tratamento. Nos países em desenvolvimento a maioria está entregue a si própria, transformando-se em vítimas devido à sua doença(depressão, esquizofrenia, demências, dependências) e convertendo-se em alvos de estigma e descriminação. Não existe um perfil criminoso e sim uma série de variáveis, circunstâncias e determinadoscontextos que levam estas pessoas ao cometimento de um delito. E este deve ser um dos pontos centrais de investigação e atuação da Psicologia Jurídica. Aqui será mostrado um pouco sobre o que deve seranalisado em tal sujeito para chegar a determinado julgamento.

Palavras-Chave: Saúde mental, transtornos mentais, psicologia jurídica.

1 INTRODUÇÃO

Este artigo tem como objetivo discorrer sobre asaúde mental, os transtornos mentais e imputabilidade, semi-imputabilidade e inimputabilidade no uso jurídico com o apoio da psicologia jurídica, e qual a importância de analisar todos essesprocessos para identificar problemas mentais que levam pessoas cometerem certos atos.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Saúde Mental

A saúde mental é um termo usado para descrever um nível de qualidade de vidacognitiva ou emocional ou a ausência de uma doença mental. A saúde mental pode incluir a capacidade de um indivíduo de apreciar a vida e procurar um equilíbrio entre as atividades e os esforços paraatingir a resiliência psicológica.

2.2 Transtornos Mentais

Transtornos Mentais e Comportamentais são condições caracterizada por alterações mórbidas do modo de pensar ou do humor (emoções),...
tracking img