Extracao de oleo de cravo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2628 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Sendo bastante usado por cosméticos, os óleos essenciais são conhecidos pelo seu aroma agradável, em perfumes, cremes, sabonetes e esfoliantes aromatizados. Porém ele tem seu nível de importância para fins medicinais, onde de modo análogo, o próprio óleo volátil extraído da planta é usado como medicamento, visto que seu óleo tem propriedades anti-sépticas, eliminando as bactériaspresentes na boca, bastante utilizado na odontologia (1).
Essas propriedades, como efeitos antiinflamatórios, anestésicos, cicatrizantes são graças a um dos componentes do cravo chamado: eugenol, sendo o principal formador do óleo, sendo também muito empregado para combater micoses de unha, frieira e aquelas manchas brancas nas costas (1).
O cravo pertence à família das Mirtáceas e sua origem édas ilhas Molucas. É conhecido também como craveiro-da-índia, cravina-de-tunis., cravo-de-cabecinha, cravoária e rosa-da-índia, onde desde a antiguidade teve sua importância na culinária, presente em condimentos e temperos, sempre usado nas comidas. Atualmente ele é mais usado na Indonésia, usado em cigarros aromatizados, sendo responsáveis por 50% pelo consumo mundial de cravo (1).
Éconstituído de eugenol, acetato de eugenol, betacariofileno, ácido oleânico, triterpeno, benzaldeído, ceras vegetais, cetona, chavicol, resinas, taninos, ácidas gálico, esteróis, esteróis glicosídicos, kaempferol e quercetina. O eugenol também está presente na canela, sassafrás e mirra. Conhecido por ser um composto fenólico volátil.
O cravo é uma flor ainda não aberta em botão, o qual posto a secar adquirecor quase preta de sabor acre e picante. É justamente esse botão e o caule que são empregados por terem o principio ativo (1).
Nas folhas ele chega a representar aproximadamente 95% do óleo extraído (Raina et al. 2001) e no cravo também é o principal componente do óleo, variando de 70 a 85% (Brown et al. 1991, Ortiz 1992). Outros componentes dessa fração são acetato de eugenol (15%) eb-cariofileno (5 a 12%), que juntos com eugenol somam 99% do óleo. Uma vez que óleo no cravo pode exceder 15%, conclui-se que a quantidade de eugenol no cravo pode chegar próxima a esse valor. (2)
Os óleos essenciais são definidos como compostos voláteis originados pelas plantas e possuem como principal características o cheiro e o sabor. A estrutura química desses compostos é constituída pelos elementoscarbono, oxigênio e hidrogênio, no entanto sua classificação química é mais complexa, visto que, por serem formados por uma mistura de diversas moléculas orgânicas, tais como: hidrocarbonetos, ácidos carboxílicos, acetatos álcoois, ésteres, aldeídos, cetonas, fenóis entre outras (3).
Os óleos essenciais normalmente são produzidos através de estruturas secretoras especializadas que podem estarlocalizadas em uma parte específica da planta ou até mesmo em toda planta (3).
Os óleos essências são imiscíveis com água sendo, entretanto, são solúveis em álcool, clorofórmio, diclorometano, éter e outros solventes orgânicos. Quando expostas ao ar, mesmo à temperatura ambiente, evaporam. Quando recém obtida são incolores, mas com o tempo podem sofrer oxidação, tornando-se escuras. O processo deextração das essências depende de uma série de fatores, tais como: sua localização no vegetal, suas propriedades físico-químicas e a finalidade a que se destina (4).
A grande maioria pode ser isolada dos tecidos vegetais com arraste a vapor. Os constituintes de um óleo essencial em particular podem ser separados por: destilação fracionada a pressão reduzida, cristalização ou cromatografia (4).Praticamente todos os óleos voláteis são constituídos por misturas químicas muito complexas; sua composição química varia muito. Neles podem ser encontrados quase todos os tipos de compostos orgânicos (hidrocarbonetos, alcoóis, cetonas, aldeídos, ésteres, óxidos, éteres e outros) os quais podem ser agrupados em duas classes, com base na sua biossíntese que lhe deu origem: derivados dos terpenóides...
tracking img