Expressionismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (252 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O expressionismo
Não é tanto um movimento moderno como uma tendência decorrente do Norte- o uso de distorções violentas e exageros ao serviço de expressõesemocionais intensas. Esta propensão pode ser atribuída a tanto artistas do século XX que será mais propriamente uma questão de opinião do que um fato em si o chamarmosa um artista como, por exemplo, Soutine, um expressionista. O presente capitulo está confinado a artista do Norte e do Centro da Europa que são indubitavelmenteexpressionistas.
O expressionismo usava formas arrojadas e cores ásperas que viam um meio de transmitir sensações e emoções violentas ou angustiadas, tendo-sedistinguindo na gravura em madeira.
O elemento da crítica social, nestes primeiros artistas expressionistas, foi posteriormente por Beckmann.
Entre as influenciasbásicas nos expressionistas figuram, além dos seus precursores imediatos, a escultura gótica alemã, a escultura africana e a arte El Greco. A reabilitação critica deEl Greco perto do fim do século passado, após ter sido durante muito tempo excêntrico e míope, forneceu um precedente tranquilizador no que se refere asindispensáveis deformações emotivas excessivas dos expressionistas.
As experiências do expressionismo são, talvez, as mais fáceis de explicar em palavras. O próprio termopode não ter sido uma escolha feliz, pois sabemos que nos estamos todos expressando em tudo o que fazemos ou deixamos de fazer, mas a palavra tornou-se um rótuloconveniente por causa de seu contraste facilmente recordado com impressionismo e, como rótulo, ser bastante útil.
Fonte: AS BELAS-ARTES Volume 8 A arte Moderna
tracking img