Exploradores de caverna- defesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (388 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os seres humanos são todos passíveis de erros, muitas vezes de erros grotescos; mas os homens de quem se fala, nesse momento, estavam em uma situação em que certo e errado, por mais que cada umtivesse o conceito formado em sua cabeça, simplesmente não existia. O que existia era uma luta descomunal entre vida e morte, e como em uma disputa acirrada entre duas partes, logicamente, uma ganha e aoutra perde. Whetmore perdeu e serviu de subsistência para seus companheiros.
Sim, houve premeditação na morte de Whetmore, que inclusive, foi o primeiro a destacar a possibilidade de matar outrem parasaciar a fome dos demais, mas desistiu no último momento; no entanto, deve-se lembrar que ao destacar tal possibilidade ele acordou os instintos animais adormecido nos outros. Vendo por este ângulo,Whetmore também é responsável pela sua própria morte.
Após reflexão, fica muito claro que os quatro exploradores só assassinaram Whetmore porque estavam sob condições adversas à aquilo que foramacostumados em sua vida em sociedade, pois se estivessem fora daquela caverna, provavelmente nunca cometeriam um ato de tal selvageria.
Cometeram o ato por força de uma irracionalidade guardada noinconsciente humano, algo que só poderia ser acordado em uma situação de extrema loucura, situação completamente fora do comum, exatamente como ocorreu no caso.
Sendo assim, não seria justo condená-los àmorte, primeiramente porque não seria justo com os operários mortos durante avalanches nas tentativas frustradas de salvá-los, pois imaginem-se vocês sacrificar sua vida para salvar alguém que depoisserá morto?qual a lógica disso. Outro fator se evidencia no fato, viverem com o peso de seus atos na sua consciência, pois não há coerção mais dura e cruel do que àquela que fazem a si mesmos.Nenhuma prisão ou condenação à morte seria mais dolorosa do que viver sabendo que se foi o autor de um assassinado e que fez da carne de sua vítima a sua refeição. Uma situação em que todos se encontraram...
tracking img