Experimentos piaget

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1029 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Experimento 1 – 5 a 9 meses
Estágio sensório-motor estende-se desde o nascimento até aproximadamente 2 anos.
O experimento feito com a criança de 8 meses, a nosso ver, estaria no 3º subestiário, compreendendo a coordenação de espaços qualitativos até então heterogêneos. A criança agora repete os comportamentos (reação circular) que produziram certo efeito e o faz intencionalmente. Há umaantecipação, embora limitada, do efeito de uma ação. Delineia-se, então, a diferenciação entre fins e meios, mas sem fins preliminares quando da aquisição de uma conduta nova. Não há busca do objeto desaparecido.
Experimento 1 – 10 a 24 meses
A criança está no estágio do egocentrismo, ela percebe que existe um obejeto ali e consegue compreender seu deslocamento.
A característica de egocentrismo é quea criança acha que tudo gira ao seu redor, a criança atribui seus brinquedos, brincadeiras tudo no seu próprio eu, sendo assim ela manda naquele mundo que ela criou, assimilando todos seus desejos ali.
Experimento 2 – Entrevista
A criança demonstrou um pouco de desconfiança e dúvidas com as perguntas. Dessa forma, podemos analisar que a criança acima demonstra de certa forma, alguns traços bemdefinidos do pensamento egocêntrico inconsciente, como Piaget classifica o traço cognitivo. Nesta perpectiva, percebemos que algumas respostas, foram centrados no artificialismo, fundamentada em uma crença divina. Já outras respostas, demonstram que a criança tem a tendência de conceber as coisas como vivas e dotadas de intenção e sentimentos, ou seja, animismo. Já as demais respostas se baseiamno que Piaget classifica como pensamento intuitivo obtidos pelas suas experiências, baseado na aparência dos objetos.
Experimento 3 - Entrevista: dados sobre julgamento moral
De acordo com Piaget, a moral “resulta de uma construção evolutiva decorrente da relação do indivíduo com o grupo social” (COUTINHO; MOREIRA, 2004, p. 122). A evolução da consciência moral passa por quatro estágios: opré-moral, moralidade heterônoma, semi-autônoma e a moralidade autônoma. De acordo com as respostas da criança acima, o julgamento moral dela se baseia no segundo, na moralidade heterônoma, ou seja, caracterizado como relaismo moral. Os deveres, valores, normas, são entendidas “ao pé da letra”. A responsabilidade é avaliada de acordo com as consequências, e não pelas suas intenções, por isto o castigopara as duas crianças do exemplo acima.
Experimento 4 – Operações infralógicas
Experimento 5 – Alteração da forma de uma porção de massa
A resposta da criança confirma o que Piaget chama de raciocínio centralizado, rígido e inflexível, típico nesta faixa etária (até 7 anos de idade). A criança tem um raciocínio mais intuitivo e imediatista do que lógico, pois não conseguem considerar váriosaspectos ao mesmo tempo. Baseia o seu julgamento em apenas um elemento, a altura neste caso, esquecendo da análise do primeiro momento do experimento, a igualdade das águas nos dois copos. Dessa forma, a criança ainda não é capaz de ter um raciocínio reversível, não consegue acompanhar, mentalmente, a sequência de fatos, além da ausência de compensação.
Experimento 6 – Operações Lógicas –Classificação auditiva visual
A criança consegue classificar os elementos em quatro conjuntos, círculos azuis, círculos vermelhos, quadrados azuis e vermelhos. Porém, a criança poderia ter organizado em mais um atributo, o tamanho dos objetos. Deste modo, a criança somente conseguiu classificar os elementos por dois atributos simultaneamente, pela cor e forma.
Piaget explica esta questão justificando que acriança ainda não dispõe de estruturas cognitivas para operar mais dimensões

Experimento 7 – Operações Lógicas – Composição de classes
Neste experimento havia oito círculos azuis, de mesmo tamanho, oito quadrados azuis e quatro quadrados vermelhos. A criança não chegou a classificar os objetos, todos estavam espalhados aleatoriamente pelo chão. A resposta da criança evidencia certo grau de...
tracking img