Os estagios do desenvolvimento cognitivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2239 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO

FRANCISCO ORLANDO CEZARIO

OS ESTÁGIOS INICIAIS DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO SEGUNDO PIAGET

Cajazeiras – PB
2010
FRANCISCO ORLANDO CEZARIO

OS ESTÁGIOS INICIAIS DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO SEGUNDO PIAGET

Projeto de pesquisa para fins didáticos apresentado como requisito paraavaliação da segunda unidade.

Orientadora: Célia Maria Cruz Marques Chaves

Cajazeiras – PB
2010
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 04
2. OBJETIVOS 05
2.1 Geral 05
2.2 Específicos 05
3. OS ESTÁGIOS INICIAIS DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO SEGUNDO PIAGET 06
4. METODOLOGIA 10
4.1 Participantes 10
4.2 Instrumentos 10
4.3 Procedimentos 10
4.4 Análise dos dados 105. RESULTADOS ESPERADOS 12
6. REFERÊNCIAS 13
ANEXOS 14
Anexo I: Termo de Consentimento livre e Esclarecimento 15
Anexo II: Dados sócio-demográficos 16
















1. INTRODUÇÃO

Neste projeto, dispondo sobre a abordagem piagentina o pensamento das crianças de 0 a 6 anos. Desenvolver os estágios iniciais do desenvolvimento cognitivo segundoPiaget, nos estágios de sensório-motor e pré-operatório. Na importância de pode identificar o raciocínio mental e de sua capacidade no mundo externo, desenvolver a ação que a criança começa a conhecer a realidade assimilando e atribuindo significados.

2. OBJETIVOS

2.1 Geral
Realizar cinco experimentos com crianças de 0 a 6 anos de idade, para a abordagem piagentina, nos estágiosiniciais do desenvolvimento cognitivo segundo Piaget, sensório-motor e pré-operatório.

2.2 Específicos
* Analisar a abordagem piagentina, nos estágios iniciais do desenvolvimento cognitivo segundo Piaget.
* Compreender o desenvolvimento cognitivo da criança dados por Piaget.
* Entender os processos de conhecimento e adaptação chamados por Piaget de assimilação e acomodação.

3. OSESTÁGIOS INICIAIS DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO SEGUNDO PIAGET

Sensório-motor

O desenvolvimento cognitivo se inicia a partir dos reflexos que gradualmente se transformam em esquemas de ação. Do nascimento até os 2 anos de idade, aproximadamente, a criança passa do nível neonatal, marcado pelo funcionamento dos reflexos inatos, para outro em que ela já é capaz de uma organização perceptiva e motorados fenômenos do meio.
De início, reflexos inatos respondem aos estímulos do meio. Luz, sons, construções faciais. A cabeça volta-se para a direção de vem os sons. Calor, frio, fome, cheiros, choros... O corpo reflete o mundo e ainda não se diferencia dele.
A criança age sobre o mundo. Ela repetidamente chupa o dedo, suga a patinha da manga da roupa: movimentos não intencionais, centralizadosno seu próprio corpo, se repetem sempre. O reflexo inato de sugar assimila, incorpora novos elementos do meio (o dedo, a roupa) e ao mesmo tempo vai sendo transformado por eles (acomodação) pois sugar a própria roupa.
“Para conhecer os objetos, o sujeito tem que agir sobre eles e, por conseguinte, transformá-los: tem que deslocá-los e juntá-los” afirma Piaget. A consciência da criança sobre o meioexterno se expande letamente, conforme suas ações se deslocam de seu próprio corpo para os objetos. A mão agarra achega o objeto ao corpo, à boca que experimenta, empurra-o para longe de si. As pernas agitam-se em esperneios: puxar, empurrar, contrair, distender, apanhar, largar, juntar, espalhar, apertar, afrouxar, são ações que também se repetem. Os olhos acompanham os movimentos.
O centronão é mais o corpo da criança, já que por intermédio dessas ações a criança manipula os elementos do meio. As ações agora são repetidas devido aos efeitos interessantes que produzem, assina Piaget. Aos poucos, meios e fins vão sendo diferenciados e as ações começam a ganhar intencionalidade. A descoberta casual de que a argola agarrada produz movimentos e sons num brinquedo suspenso acima do...
tracking img