Experimental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (349 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
|
CARACTERÍSTICAS

Bilateral: É a participação do sujeito ativo (empregador), podendo ser pessoa física ou jurídica e do sujeito passivo (empregado), necessariamente pessoa física, portanto énecessário haver duas partes. Podendo o empregador ser coletivo, mas o empregado somente individual.   
Consensual: Deve haver entre as partes o consentimento, independente da formalidade, se escritoou verbal.  
Oneroso: A relação contratual entre empregador e empregado não pode ser valer de gratuidade, devendo a mesma ser expressa quanto ao pagamento pela prestação de serviço.  
Sucessivo: Éde trato sucessivo aquele contrato que permite haver continuidade na relação de trabalho, típico do contrato de trabalho. 
Não solene: Ao contrário de alguns contratos no âmbito comercial, ocontrato de trabalho não se percebe por solenidade, é da primazia da realidade, tanto que pode ser tácito ou expresso.  
TRT 2ª - Acórdão : 19990660436 Turma: 10 Data Julg.: 30/11/1999 Data Pub.:18/01/2000 Processo : 02980486439 Relator: VERA MARTA PUBLIO DIAS - CONTRATO DE TRABALHO - CARACTERIZAÇÃO. "O contrato de trabalho no Brasil não requer formas solenes e as normas legais que o regulam são deordem pública imperativas. Por conseguinte, os fatos reveladores dos elementos da relação de trabalho é que devem ser considerados para aferição da existência do contrato de trabalho. Podem serajustados com qualquer nome: contrato por obra certa, empreitada, temporário, estágio, etc. Se a realidade evidencia o contrato de trabalho, ele aí está."
Da relação de trabalho nasce para o empregador epara o empregado requisitos que são pressupostos necessários, vejamos:

a)      O contrato gera continuidade na prestação de serviço, independente da periodicidade, não é eventual, mas contínuo; b)      Aquele que assume com o empregador compromisso por meio do contrato, passa estar diante desse subordinado às suas determinações, devendo acatá-las como zelo e qualidade; 
c)      É...
tracking img