Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 45 (11187 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Este material didático é baseado no texto da Dissertação de Mestrado da professora Maria Flávia Diniz Bastos Coelho Duarte. Para citação de qualquer parte do texto, deverão ser usados os dados da ficha catalográfica abaixo que contém os dados da autora:

D812e

Duarte, Maria Flávia Diniz Bastos Coelho Educação e empreendedorismo social: um encontro que (trans)forma cidadãos / Maria FláviaDiniz Bastos Coelho Duarte. – 2010.

203 f.: il. Orientador: Prof. Dr. Ricardo Ferreira Ribeiro Dissertação (Mestrado) - Centro Universitário UNA 2010. Programa de Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local. Bibliografia f. 153 - 165

1. Empreendimento – aspectos sociais 2. Educação 3. Desenvolvimento social. I. Ribeiro, Ricardo Ferreira. II.Centro Universitário UNA. III.Título.

CDU: 658.114.8

UNIDADE 1: O EMPREENDEDORISMO – UMA AÇÃO QUE ACONTECE DE DENTRO PARA FORA Pensar em empreender é pensar em experimentar, em tomar decisões e, de fato, em fazer alguma coisa. Empreender é transformar, é criar oportunidades para dar nova forma aos pensamentos.
A essência do empreendedorismo hoje em dia é a busca de oportunidades inovadoras. Para isso, as pessoas não precisamter um dom especial, como se pensava no passado. Pelo contrário, qualquer pessoa pode aprender o que é ser um empreendedor de sucesso (DORNELAS, 2002, p. 20).

A ideia de empreender e, logo, de praticar o empreendedorismo, tem sido tema de debate constante no meio acadêmico, empresarial e até mesmo de encontros sociais. Entender por que esse tema tem sido tão explorado por pesquisadores,curiosos e idealistas é decifrar a essência do

empreendedorismo.
O conceito de empreendedorismo existe há bastante tempo e tem sido utilizado sob diferentes significados. Contudo, sua popularidade renasceu nos últimos tempos, como se tivesse sido uma “descoberta súbita” e viesse definitivamente alterar a economia. Há uma questão fundamental: o empreendedorismo, relacionado com criação de empresas,terá de ter a ver com empresas de inovação (SARKAR, 2008, p. 14).

E do que se trata o empreendedorismo: arte, ciência, criatividade, sorte, negócios? Para encontrar essa resposta, é importante fazer, a princípio, uma identificação da realidade em que estamos inseridos atualmente.
Iniciar-se na pesquisa no campo do empreendedorismo é como em um imenso bazar. Encontra-se de tudo, para todos. Mascomo encontrar o que mais nos convém e que elementos serão de maior utilidade para o projeto que se quer realizar? A maioria dos pesquisadores especializou-se em outras disciplinas. Foi somente a partir dos anos 80 que se formaram doutores em empreendedorismo propriamente dito (FILLION, 2001, p. 21).

A sociedade contemporânea vem passando por muitas transformações tecnológicas, sociais ecomportamentais. A velocidade das mudanças em toda a sociedade – principalmente no que diz respeito aos negócios – exige novos

profissionais, que tenham atitudes arrojadas, inovadoras e apresentem bastante agilidade nas respostas a um ambiente cada dia mais competitivo.
O empreendedorismo de ontem não tem nada a ver com o empreendedorismo atual. O mundo de hoje está “feito” para os empreendedores,com o desenvolvimento das tecnologias, a globalização e a rede de comunicações. O que os empreendedores fazem é aproveitar oportunidades, por vezes pequenas, que podem ser criadas por um vazio de um produto (SARKAR, 2008, p. 14).

O fenômeno da globalização trouxe o acirramento da concorrência, a redução de empregos formais e um considerável aumento de pequenas empresas e a fusão/incorporação degrandes organizações. Dessa forma, o profissional desejado pelas empresas para despontar, nessa nova realidade, é aquele que consegue encontrar soluções, de forma criativa, para as mais diversas circunstâncias impostas por uma realidade social mais competitiva.
Virtudes empreendedoras são incluídas no mapa de competências das empresas, tornando-se componentes do novo modelo de socialização e...
tracking img