Experimental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1717 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC
CURSO DE ENGENHARIA QUIMICA

EDIVELTON SORATTO GISLON
LUAN KAIO BORGES DA SILVA
MÔNICA JESUINA ROMÃO
THAINÁ BECKER VOLPATO

CAPACIDADE TÉRMICA DO CALORÍMETRO

CRICIUMA, AGOSTO/201
EDIVELTON SORATTO GISLON
LUAN KAIO BORGES DA SILVA
MÔNICA JESUINA ROMÃO
THAINÁ BECKER VOLPATO

CAPACIDADETÉRMICA DO CALORÍMETRO

Relatório apresentado ao Curso de Engenharia Química da Universidade do Extremo Sul Catarinense, Unesc, solicitado na disciplina de Química Experimental ll, pelo Profo. Elton Mendes.

CRICIUMA, AGOSTO/2011
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4
2 OBJETIVO 5
3 REFERENCIAL TEÓRICO 6
3.1 Calorimetria 6
3.1.1 Calorímetro 6
3.2 CapacidadeCalorífica 7
4 MATERIAIS E EQUIPAMENTOS 8
4.1 Materiais 8
4.2 Equipamentos 8
5 PROCEDIMENTO 9
6 LEVANTAMENTO DE DADOS 10
7 APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS 11
7.1 Experimento 1 11
7.2 Experimento 2 11
7.3 Experimento 3 12
7.4 Discussão 12
8 CONCLUSÃO 13
9 REFERENCIAS 14

1 INTRODUÇÃO

Na natureza encontramos energia de diversas formas, uma delas é o calor, este reage com asmoléculas de formas diferentes, quando recebem ou cedem determinadas quantidades de calor.
Este trabalho visa exemplificar um modo de se chegar a capacidade térmica de um determinado produto, no caso do experimento usou-se água da torneira. Utilizando um recipiente isolante térmico o calorímetro, além de outro equipamento como o termômetro, verificam-se as temperaturas em aquecimento eresfriamento, chegando a capacidade calorífica.

2 OBJETIVO

Determinar a capacidade térmica do calorímetro utilizando água como produto experimental.

3 REFERENCIAL TEÓRICO

3.1 Calorimetria

A calorimetria é conhecida por estudar o calor, este é uma forma de energia em trânsito, ou seja, é a transferência de energia de um corpo de maior temperatura a outro de menortemperatura.
Em um sistema isolado, essas transferências de energia de um corpo a outro ocorrem até que se atinja o equilíbrio térmico, ao exemplo da figura 1.

[pic]
Figura 1 : Exemplo de transferência de calor

3.1.1 Calorímetro

De acordo com Russell (1994, p.121) “o calor liberado ouabsorvido durante as transformações físicas e químicas é medido no laboratório por meio de um calorímetro. “ Um exemplo de calorímetro é a bomba calorimétrica, neste equipamento os reagentes são postos em um recipiente de aço chamado de bomba, imerso em um recipiente isolado contendo uma quantidade média de água.

“Após terem sido medidas as temperaturas iniciais da água e dointerior do calorímetro, a reação inicia-se, muitas vezes, pela passagem de uma corrente elétrica através de um fio para ignição. A variação de temperatura é acompanhada, e a temperatura final é determinada.” (Russell, 1994, p.121)

3.2 Capacidade Calorífica

A quantidade de calor que um determinado corpo deve trocar para que sua temperatura sofra uma variação unitária é chamada deCapacidade calorífica.

A capacidade calorífica de um sistema é a quantidade de calor necessária para elevar a temperatura de um sistema em 1°C. Para uma substancia pura, como a água num calorímetro, a capacidade calorífica é muitas vezes expressa por mol daquela substância e então é chamada de capacidade calorífica molar. (Russell 1994, p 122)

Com adiversidade de substâncias pode-se encontrar capacidades caloríficas distintas. Ainda que as capacidades caloríficas atuem com variações de temperatura, o efeito que elas ocasionam muitas vezes são insignificantes, além disso elas dependem de pressão ou volume constante. Na Tabela 1 encontran-se algumas das substâncias com suas capacidades caloríficas, em condições de pressão constante e temperatura...
tracking img