Experiencia de hwthorne

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1390 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

TRABALHO SOBRE

EXPERIÊNCIA DE HAWTHORNE

CURSO: TECNOLOGIA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Disciplina: Modelos de Gestão

ALUNO: VALDERÊS FERNANDO DE OLIVEIRA LEITE

CAXIAS DO SUL, ABRIL DE 2011.

SUMÁRIO

Pg.

INTRODUÇÃO.................................................................................................................3

1 – A EXPERIÊNCIA DEHAWTHORNE......................................................................4

2 – CONCLUSÕES DAEXPERIÊNCIA DE HAWTHORNE.........................................6

CONSIDERAÇÕES FINAIS...........................................................................................8

ReferênciasBibliográficas................................................................................................ 9

3
[pic]
INTRODUÇÃO
Num país democrático como os Estados Unidos, a Abordagem Clássica de Administração nunca foi pacificamente aceita. A tendência a desumanização do trabalho, aos quais os trabalhadores tinham que se submeter, era o principal fator de inconformidade com a Teoria Clássica. Surge, então, com o desenvolvimento das ciências humanas e com o objetivo de humanizar edemocratizar a administração, a Teoria das Relações Humanas.
O principal referencial para esta teoria foi a Experiência de Hawthorne, a qual pretendo relatar e analisar a seguir.

4
1- A EXPERIÊNCIA DE HAWTHORNE
Por considerar a Teoria Clássica e a ordem científicas inadequadas ao estilo democrático de vida norte americano, o Conselho Nacional de Pesquisas, iniciou, em 1927, uma experiência nafábrica da “Western Eletric Company”, no bairro de Howthorne, em Chicago.
A princípio, o objetivo da pesquisa era verificar “a correlação entre iluminação e eficiência dos operários, medida por meio de produção” (CHIAVENATO , 2001). O objetivo principal era conhecer seus empregados.
Foi no setor de montagem de relés de telefone, onde moças executavam tarefas simples e repetitivas, necessitando derapidez, que teve início a experiência.
Em dois grupos selecionados (que faziam o mesmo trabalho), um primeiro trabalhava sob intensidade de luz variável e o outro com intensidade constante. O primeiro foi chamado grupo de observação e o segundo de grupo de controle. Desapontados, os pesquisadores não verificaram correlação entre as variáveis, no entanto, detectaram a existência de outrasvariáveis bem mais difíceis de serem isoladas.
Fatores psicológicos: a reação dos operários era de acordo com suas suposições pessoais. Quando a intensidade da iluminação aumentava, achavam que deviam produzir mais. Ao trocar as lâmpadas por outras de igual potência e que dava a impressão de que a intensidade variava, verificou-se um nível proporcional de rendimento, de acordo com a intensidade da luzque supunham trabalhar. A conclusão foi de que preponderam os fatores psicológicos, contrapondo o entendimento da Teoria Clássica. Decidiram, então, isolar este fator, por considerá-lo inoportuno, estendendo a experiência para a verificação da fadiga no trabalho, mudança de horário, introdução de intervalos, aspectos fisiológicos.
Na fase seguinte, sei moças foram selecionadas, constituindo umgrupo de observação, onde, cinco montavam os relés e uma abastecia o trabalho com peças. Em sala separada do departamento (grupo de controle), a experiência foi realizada em doze períodos e verificou-se a permanência da influência do fatore psicológico. As moças gostavam de trabalhar na sala de prova, pois a supervisão não era rigorosa, permitindo-lhes trabalhar com liberdade e menor ansiedade, oambiente era sem pressões permitindo conversas, aumentando a satisfação no trabalho, o supervisor funcionava

5
como orientador, houve um desenvolvimento social, o que formou uma equipe integrada, o grupo desenvolveu objetivos comuns.
A partir dessas constatações, os pesquisadores passaram a observar as relações humanas no trabalho. No departamento as operárias consideravam humilhante a...
tracking img