Hipertricose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (776 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
HIPERTRICOSE

A HIPERTRICOSE (também conhecida como a Síndrome do Lobisomem), é uma doença extremamente rara, caracterizada por um crescimento excessivo de pêlos.

Existem basicamente duasvariantes da doença, são elas:

- Hipertricose Lanuginosa Congênita:
o cabelo é relativamente fino e felpudo e cresce em todo o corpo, exceto nas palmas dos pés e das mãos e;

- HipertricoseAuricular:
nesta variante da doença, as orelhas ficam cobertas de pêlos, agora um pouco mais grossos, que podem chegar a medir 25 cm.

Na maioria das vezes, os indivíduos a adquirem atravésde herança familiar, esta hereditariedade faz com que seja normal que, em algumas famílias, existam diversos integrantes com esta alteração, visto que existem 50% de chances de que o descendente tenhaa síndrome.

É interessante ressaltar, porém, que nem sempre as mutações ocorrem de forma hereditária, mas espontaneamente (embora seja ainda mais raro), ou seja, não se conhece a localizaçãogenética da mutação nem como ela ocorre.

Contudo, em virtude da sua aparência, em sociedade a pessoa que sofre deste distúrbio geralmente fica isolada, discriminada, maltratada física oupsicologicamente, fato que a torna mais propensa a ter problemas psicológicos, como por exemplo, a depressão.

A maioria das pessoas com esta anomalia tem se tornado famosa ao longo da história.Devido a seu aspecto chamativo, muitos foram trabalhar em circos.

Um caso ocorrido em Tenerife, onde Pedro Gonçalvez era exibido por sua família no Castelo de Ambras, fato que deu origem ao nome deuma das variantes deste distúrbio.

Desde a Idade Média, foram relatados cinquenta casos no mundo todo.

Hipertricose Lanuginosa Congênita

Na HIPERTRICOSE CONGÊNITA, ainda durante agravidez, o feto é coberto com a lanugem que deveria cair durante o oitavo mês de gestação, mas continua a crescer.
Os pêlos ficam escuros e permanecem após o nascimento.

Ainda não se...
tracking img