Expectativa de vida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1158 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Expectativa de Vida 
Expectativa de vida

Numa dada população, a expectativa de vida ao nascer ou esperança de vida à nascença é o número médio de anos que um grupo de indivíduos nascidos no mesmo ano pode esperar viver, se mantidas, desde o seu nascimento, as taxas de mortalidade observadas no ano de observação.
A expectativa de vida no nascimento é também um indicador de qualidade de vidade um país, região ou localidade. Pode também ser utilizada para aferir o retorno de investimentos feitos na melhoria das condições de vida e para compor vários índices, tais como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
É calculada considerando-se, além das taxas de mortalidade geral e infantil segundo a classe de renda, o acesso a serviços de saúde, saneamento, educação, cultura e lazer, bemcomo os índices de violência, criminalidade, poluição do local onde vive a população.
No Brasil, a expectativa média de vida, em 2009, foi calculada como sendo de 73,17 anos, segundo o IBGE.

Nas últimas décadas a população idosa vem aumentando cada vez mais, e isso faz com que a exigência dos direitos deles aumente perante o poder público.

Os países que contêm um grande número de idososapresentam uma previdência social muito sobrecarregada, pois o número de idosos vem em quantidades crescentes. Estes aposentados são mantidos com alguns recursos provenientes do trabalho.
A expectativa de vida é como se fosse um fenômeno denominado revolução Demográfica que aumentou nos últimos 20 anos.

Com bases nos dados da ONU (organização das Nações Unidas), o país que fica em sextolugar na questão do aumento da população idosa é o Brasil.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de geografia e Estatística) a expectativa de vida para os homens é de aproximadamente 65 anos e para as mulheres é de aproximadamente 73 anos. Já o país recordista em expectativa de vida é o Japão.

A expectativa de vida ao nascer é calculada considerando, além da taxa de mortalidade, a expectativade sobrevida da população residente na região em que o individuo nasceu. Fatores como saúde, educação, situação socioeconômica, criminalidade, e poluição, entre outros, são determinantes para uma maior expectativa de vida.
Nesse sentido, o aumento da expectativa de vida da população está associado a melhoria das condições de vida dessa população. Políticas públicas e avanços tecnológicos promovemessas melhorias, tais como:
• Os cuidados com gestantes (acompanhamento pré-natal), bem como o acompanhamento do recém-nascido e o aleitamento materno diminuem as taxas de mortalidade infantil;
• Escolarização
• Campanhas de vacinação
• Saneamento básico
• Avanços na medicina
A expectativa de vida ao nascer é utilizada para cálculo previdenciário, seguro de vida e é um dos índices quecompõe o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A partir desses índices, e de projeções calculadas a partir dele, políticas públicas devem ser estudadas e elaboradas para que sejam atendidas as necessidades da população no presente e no futuro.
No Brasil, a menor taxa de fecundidade, associada ao aumento na expectativa de vida ao nascer tem como resultado, o aumento no número de idosos (pessoas commais de 60 anos), sobretudo entre as mulheres, devido ao auto índice de mortalidade entre os homens por fatores externos.
Segundo dados do IBGE (2008, p. 45), a expectativa de vida ao nascer, em nível mundial, para 2008 foi estimada em 67,2 anos. De acordo com esse relatório, no Brasil, a expectativa de vida ao nascer (2008) é de 72, 8 anos (sendo 76,7 anos para as mulheres e 69,1 anos para oshomens). O Brasil ocupa a 87ª posição entre os países, quanto a expectativa de vida ao nascer. O país com maior expectativa de vida é o Japão (82,6 anos), e o país no qual a expectativa é menor (39,60) é a Suazelândia, país localizado no interior da África, entre Moçambique (penúltimo país no ranking, no qual a expectativa é de 42,10 anos) e a África do Sul (expectativa de 49, 30 anos)....
tracking img