Expectativa de vida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1130 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
NORUEGA
EXPECTATIVA DE VIDA: A Noruega é considerado o país mais pacífico do mundo, a população tem uma expectativa de vida de 83 anos. A Noruega, mais uma vez no topo da lista dos melhores países para viver, de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano das Nações Unidas.
POPULAÇÃO: 
Total: 4,5 milhões (2000), sendo noruegueses 96,3%, dinamarqueses 0,4%, suecos 0,3%, ingleses 0,3%,paquistaneses 0,2%, americanos 0,2%, iugoslavos 0,2%, iranianos 0,2%, outros 1,9% (1994).  
Densidade: 13,89 hab./km2. 
População urbana: 75% (1998). 
População rural: 25% (1998).
Crescimento demográfico: 0,5% ao ano (1995-2000). 
Fecundidade: 1,85 filho por mulher (1995-2000). 
Expectativa de vida M/F: 75/81 anos (1995-2000). 
Mortalidade infantil: 5 por mil nascimentos (1995-2000). Analfabetismo: menor do que 5% (2000). 
IDH (0-1): 0,944 (2001).
NAÇÕES UNIDAS (Reuters) - A Noruega continua sendo o melhor país do mundo para se viver, enquanto o Zimbábue, afetado por uma crise econômica e pela Aids, é o pior, de acordo com um levantamento anual da Organização das Nações Unidas divulgado em 2010.
ECONOMIA: 
Moeda: coroa norueguesa; cotação para US$ 1: 8,60 (jul./2000). 
PIB: US$145,9 bilhões (1998). 
PIB agropecuária: 2% (1998). 
PIB indústria: 32% (1998). 
PIB serviços: 66% (1998). 
Crescimento do PIB: 3,9% ao ano (1990-1998). . 

EDUCAÇÃO: A política educativa norueguesa tem raízes no princípio dos direitos iguais à educação para todos os membros da sociedade, sem relevância para as origens sociais e culturais ou o local da Noruega em que vivem. É papel das escolastransmitir conhecimentos e cultura, assim como promover a mobilidade social e proporcionar uma base para a criação de riqueza e assistência social para todos.

O ensino nas escolas norueguesas deve adaptar-se às capacidades e aptidões de cada aluno. Encontra-se disponível ensino especial para as pessoas com deficiência ou para quem tenha necessidades especiais e que sejam de outra forma incapazesde participar nas actividades de ensino escolar normais. Como resultado do aumento da imigração, o número de alunos pertencentes a minorias linguísticas está a subir. A política norueguesa de ensino estipula que seja dada consideração às necessidades especiais dos alunos provenientes de minorias linguísticas, de modo a melhor os capacitar para a conclusão do ensino secundário e para a prossecuçãode estudos superiores e para o emprego.

O Storting (Parlamento norueguês) e o Governo são responsáveis por especificar os objectivos e por estabelecer os quadros orçamentais para o sector do ensino. O Ministério da Educação e da Investigação é a agência administrativa que tem a seu cargo as questões educativas, sendo responsável pela implementação da política educativa nacional. A Noruega temum sistema de ensino unificado com base num padrão comum. Foi introduzido um currículo nacional para ajudar a garantir que os padrões educativos governamentais são cumpridos.

O ensino obrigatório na Noruega é composto por dez anos e abrange o ensino primário, preparatório e secundário. A responsabilidade de garantir que um ensino apropriado está acessível às crianças, aos jovens e aos adultosem todos os municípios e condados foi atribuída às autoridades educativas da administração local. Cada município tem a seu cargo o funcionamento das escolas primárias e preparatórias, ao passo que as escolas secundárias são geridas a nível dos condados.

O sector do ensino superior abrange programas educativos nas universidades e escolas superiores. A admissão nos referidos programas cumpre acontingência de conclusão de três anos de ensino secundário. Com a excepção de um número pequeno de institutos de gestão privada, todas as instituições de ensino superior são geridas pelo Estado. No entanto, cada instituição goza de um amplo grau de autonomia académica e administrativa.

O ensino obrigatório na Noruega é gratuito até ao ensino secundário, inclusive. As propinas dos programas de...
tracking img