Exodo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (522 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AUTORIA
Êxodo (do latim tardio exŏdus do grego ἔξοδος, composto de ἐξ "fora" e ὁδός "via, caminho", significando partida) é o segundo livro do Antigo Testamento e do Pentateuco/Torá, vem depois dolivro de Gênesis e antes do livro de Levítico.. Na tradição hebraica, chama-se Sh'moth (em hebraico: שמות, literalmente "nomes", hebreu moderno: Shmot). A sua autoria foi tradicionalmente atribuídaao profeta Moisés pela tradição judaico-cristã
DATA DE COMPOSIÇÃO
De acordo com a tradição, o Êxodo e os outros quatro livros da Torá foram escritos por Moisés na segunda metade do 2º milênio a.C.,entretanto estudiosos modernos divergem da autoria por Moisés.
A Edição Pastoral da Bíblia sustenta que os capítulos 25-31 e 35-40 foram acrescentados por sacerdotes após o exílio na Babilônia[5].TEOLOGIA
Quatro frases podem ser usadas para definir a teologia do livro de Êxodo:
. Deus age. O Êxodo é o livro das ações extroardinarias de Deus, mais que qualquer outro livro da Bíblia.
. Deus serevela. Deus diz inclusive como é o seu nome: EU SOU ou EU SOU O QUE SOU..Ele fala ao povo, através do seu profeta (Moisés) e através dos fenômenos naturais, como ventos e trovões.
. Deus é fiel aopacto que firma com o homem. O pacto firmado com Abraão é renovado, mesmo que tenha que ser repetido (como no caso da quebra das tábuas da lei).
. Deus ensina seu povo a viver. A legislação apresentada ereunida visa precisamente dar ao povo um roteiro para a sua vida durante a caminhada (fuga) e durante o estabelecimento em Canaã como uma nação.
 
ESTRUTURA LITERARIA DE ÊXODO
O livro tem duaspartes bem claras. A primeira está nos capítulos 1 a 18 e narra o êxodo do Egito em direção a Canaã, história que continuará nos livros seguintes. A segunda parte (capítulos 19 a 40) trata da legislaçãopara a vida.
TEMA CENTRAL DO LIVRO DE ÊXODO
O principal objetivo de Moisés ao escrever o livro de Êxodo foi de narrar a maravilhosa intervenção divina em favor de Sua nação escolhida ao...
tracking img