Exodo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2789 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE BOAS NOVAS
CIÊNCIAS TEOLÓGICAS






A TEOLOGIA DE ÊXODO
RESUMO SOBRE O TEXTO A TEOLOGIA DE ÊXODO










MANAUS – AM
15 DE ABRIL DE 2013








A TEOLOGIA DE ÊXODO
RESUMO SOBRE O TEXTO A TEOLOGIA DE ÊXODO










MANAUS - AM
2013


A TEOLOGIA DE ÊXODO
Seria difícil um único tópico na bíblia que não esteja em Êxodo. Muitosdos temas surgem neste livro. Nessa introdução consideraremos as riquezas teológicas desse livro.

I. O DEUS QUE CONTROLA A HISTÓRIA


Deus é controlador invisível de toda história e circunstâncias, conforme Êxodo 1, embora nome de Deus não seja mencionado até capítulo 20. Significa que o hebreu percebia a mão de Deus em cada circunstância, não somente nos milagres. Nada está alem doSeu pode e controle – isso que levou os israelitas a considerarem o Êxodo como o maior acontecimento da Historia e redenção de Israel. Nenhum israelita podia duvidar do êxodo, pois foram salvos do poder do Egito. Esse invencível pode de Deus não é exercido arbitrariamente ou despropositadamente. Ele controla os acontecimentos para o bem final de todos, conforme demonstrado no capitulo inicial napreservação da vida de Moisés, em sua adoção pela filha do Faraó e das parteiras israelitas. Também quando Moises acaba como um fugitivo. O que começou com doutrina de providencia terminou como graça de Deus.


II. EU SOU YHWH

Deus é YHWH, fundamental revelação de Deus sob este nome para a teologia da era mosaica. Uns acham que antes de Moises esse nome não era conhecido nem usado, somentepara mostrar identidade entre o Deus dos patriarcas e o Deus conhecido por Moises. Outros sustentam que o nome era conhecido de ancestrais de Israel. Deus tem um nome e por isso é pessoal.
Para o hebreu, nome simboliza caráter. Assim, conhecer o nome de Deus é conhecer tal como Ele é. Proclamar YHWH é descrever seu caráter. Esse nome está envolvido em tudo que lhes acontecia. Reputação de Deusligada aos israelitas. Deus não os pode abandonar, deve obter gloria para o Seu nome através deles. Esse novo nome é uma nova revelação, superior ao antigo nome El-Shaddai ou outro nome. Para o Velho Testamento, o nome YHWH significará tudo o que o nome Jesus significa para o Novo Testamento. Jesus para o crente lembra a cruz, e YHWH para um judeu, o faz lembrar o êxodo. Ao descrever a Si mesmocomo YHWH, é natural acrescentar a frase “que te tirou da terra do Egito”, assim como para o crente descrever cristo como aquele que nos remiu. Há controvérsias sobre o significado do nome YHWH: primeiro que 3:14 é o único lugar do Velho Testamento em que o significado do nome é explicado. Segundo, que o nome é representado claramente como algo que somente Deus pode explicar. Somente Deus podeexplicar Quem e o Que é Deus. O verbo Hebraico hayah “ser” tem o significado de “estar presente e ativo”. O Deus de Israel é um Deus que está presente e Se revelou em palavra e ação.
YHWH não seria apenas Aquele que tirara Israel da terra do Egito, mas também como Aquele que introduzira o povo na terra de Canaã, Aquele que levantou Juízes. Promessa na explicação inicial “Eu Sou o que Sou”ou “Eu serei oque Serei”. Seu nome adquiria um significado mais rico cadê vez que se revelava aos homens. A coroação e consumação viriam no novo testamento. A partir de então seria conhecido como “Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo” e o doador do Espírito. Apesar de toda a teologia bíblica se basear num uso correto da linguística, precisaremos buscar uma nova compreensão teológica e não linguística donome de deus. Talvez a adição mais significativa que define “YHWH” como um deus zeloso, tanto em castigar, quanto em cumprir sua aliança.

III. O DEUS QUE É SANTO

Deus é santo. O lugar onde Deus se revela a Moises se torna santo. Essa é a primeira vez em que o adjetivo “santo“ é usado no Pentateuco, embora se encontre em Genesis 28:17. Mais tarde, “santo“ é usado para descrever a natureza e o...
tracking img