Exercicios - cap 1 e 2 - osni moura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5984 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE POLITÉCNICA DE UBERLÂNDIA Aluna: Rosikelly da Silva Gonçalves Ferreira.

Exercícios
Livro: Contabilidade Básica Fácil Autor: Osni Moura Ribeiro

Curso: Ciências Contábeis Prof. Sílvio Marques

Uberlândia 07 de setembro de 2012.

Atividades Teóricas 1 1-

Paginas 13 e 14

a) Contabilidade é uma ciência que possibilita, por meio de suas técnicas, o controle permanente dopatrimônio das empresas. b) Somente por dinheiro ou por dinheiro e outros bens conjuntamente. c) Compras, Vendas, Pagamentos e Recebimentos. d) Empresa é uma unidade de produção, resultante da combinação dos três fatores da produção (natureza, trabalho e capital) e constituída para o desenvolvimento de uma atividade econômica. e) É a movimentação do patrimônio, acontecimentos que ocorrem diariamentena empresa como admissão e demissão de empregados, organização de mercadorias nas prateleiras, depósitos e saques de dinheiro, etc... f) Consiste em registrar, nos livros próprios, os acontecimentos que provocam modificações no Patrimônio da empresa. g) Quando há o primeiro Fato contábil, a compra ou venda de algo com emissão de um documento contábil como por exemplo, a Nota Fiscal, o contabilistaprovidenciará o registro do fato no livro Diário e inicia-se o processo de contabilização. h) Notas Fiscais, Duplicatas e Contratos. i) Obrigações, Direitos, Patrimônio, Fatos Administrativos, Atos Administrativos.

2I- d) as alternativas a e b estão corretas. II- d) as alternativas a e b estão corretas. III- b) é importante, pois essa conscientização facilita a aprendizagem da Contabilidade.3- A principal finalidade da Contabilidade é fornecer Informações sobre o Patrimônio, informações essas de ordem econômica e financeira, que facilitam assim as tomadas de decisões, tanto por parte dos administradores ou proprietários como também por parte daqueles que pretendem investir na empresa.

4- d) Diário.

2

5- ( V ) (F) (V) (F) (F) (V)

6IIIa) Fornecedores. b) Clientes.

7-O Campo de aplicação da Contabilidade abrange todas as entidades econômico-administrativas, até mesmo as pessoas de direito púbico, com a União, os Estados, os Municípios, as Autarquias etc.

8- ( F ) (V) (F)

9- a) As empresas constituídas com capital de particulares, sem interferência do Governo, são denominadas empresas Privadas. b) As empresas Públicas são constituídas com capital doGoverno. c) As empresas constituídas com Capital do Governo e de particulares ao mesmo tempo são denominadas empresas Mistas.

10IIId) Obter lucro. d) Fornecedores, Clientes, bancos, administradores.

3

Atividades Teóricas 1 1I- a) Direitos b) Bens materiais c) Bens Imateriais d) Obrigações

Páginas 22 e 23

( d ) Duplicatas a Pagar ( c ) Fundo de comercio ( a ) Clientes ( b ) ComputadorII- c) Fornecedores, Salários a Pagar, impostos a Pagar. III- c) Computadores, armários, prateleiras.

2a) O aspecto qualitativo consiste em especificar, segundo a natureza de cada um, os Bens, os Direitos e as Obrigações. b) O aspecto quantitativo consiste em dar aos Bens, os Direitos e às Obrigações, os seus respectivos valores.

3- ( F ) (F) (V) (F) (V) (V)

4a) Os elementos que devemser representados do lado esquerdo do gráfico representativo do Patrimônio são Bens e Direitos. b) Os elementos que devem ser representados do lado direito do gráfico representativo do Patrimônio são Obrigações.

4

5a) Patrimônio é um conjunto de Bens, Direitos e Obrigações de uma pessoa, avaliado em moeda. b) Bens são coisas capazes de satisfazer as necessidades humanas e suscetíveis deavaliação econômica. c) Balcões, Vitrinas, Gôndolas, prateleiras e espelhos. d) São todos os objetos que uma empresa possui, seja para uso, troca ou consumo. e) São aqueles que como o próprio nome já diz, possuem corpo, matéria, se dividem em Bens móveis e Bens imóveis. f) Bens Móveis são os que podem ser removidos do seu lugar. Ex: mesas, computadores e mercadorias.

g) Bens Imóveis são os que não...
tracking img