Exercicios aula 01 rotinas administrativas - modulo 04 - praticas financeiras e contabeis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2541 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
EXERCICIOS - AULA 01
01 – O que é ESCAMBO?
R: Escambo permuta, troca direta ou, simplesmente, troca é a transação ou contrato em que cada uma das partes entrega um bem ou presta um serviço para receber da outra parte um bem ou serviço em retorno em forma de Crédito, sem que um dos bens seja moeda. Isto é, sem envolver dinheiro ou qualquer aplicação monetária aceita ou em circulação. Porexemplo, um agricultor com um marceneiro pratica escambo trocando dois cestos de frutas por uma cadeira, ou pela instalação de uma cerca em seu terreno.
O escambo foi utilizado durante a colonização do Brasil, uma vez que os índios não conheciam qualquer forma de dinheiro.

02 – Fale resumidamente sobre a prática de moeda mercadoria?
R: Para que uma mercadoria seja aceita como moeda é preciso quehaja um acordo entre os participantes do mercado. Conchas, peles, sal, gado, cereais, metais, serviram como moeda em épocas diferentes. Sempre que uma mercadoria passava a ter valor de dinheiro, sua Procura aumentava. Ela devia ser acumulada para pagar dívidas, salários, etc. Por isso devia ter certas características físicas, como não se deteriorar e ser fácil de transportar e dividir. Dentretodas as mercadorias-moeda usadas, o ouro e a prata foram as que melhor se prestaram a essa finalidade.

03 – Qual o conceito de cheques e quais suas vantagens?
R: O cheque é ordem de pagamento à vista sacada contra uma empresa bancária, na qual o sacador possui provisão ou fundos disponíveis em dinheiro (conceito de Octávio Médici).
VANTAGENS: Octávio Médici aponta algumas funçõeseconômico-jurídicas do cheque: “realizar pagamento sem uso direto da moeda; facilitar pagamento evitando contagens e conferência de dinheiro; facilitar o transporte de numerário, principalmente em viagens, mesmo porque o cheque efetua pagamento à distância; permitir a concentração de dinheiro em poder de instituições financeiras para aplicação em crédito, investimento e financiamento da produção e do consumo;tal concentração, embora figure contabilmente em nome dos depositários; permitir maior rapidez na circulação da moeda, atendendo assim, aos termos da lei financeira segundo ao qual, quanto maior a velocidade da circulação da moeda tem maior rentabilidade; documentar pagamento, valendo como quitação em inúmeros casos, principalmente quando os cheques forem nominais”.

04 – Como teve origem osistema capitalista?
R: Encontramos a origem do sistema capitalista na passagem da Idade Média para a Idade Moderna. Com o renascimento urbano e comercial dos séculos XIII e XIV, surgiu na Europa uma nova classe social: a burguesia. Esta nova classe social buscava o lucro através de atividades comerciais.
Neste contexto, surgem também os banqueiros e cambistas, cujos ganhos estavam relacionados aodinheiro em circulação, numa economia que estava em pleno desenvolvimento. Historiadores e economistas identificam nesta burguesia, e também nos cambistas e banqueiros, ideais embrionários do sistema capitalista: lucro, acúmulo de riquezas, controle dos sistemas de produção e expansão dos negócios.

05 – Como é chamada a primeira fase do capitalismo?
R: Capitalismo Comercial ouPré-Capitalismo. Este período estende-se do século XVI ao XVIII. Inicia-se com as Grandes Navegações e Expansões Marítimas Européias, fase em que a burguesia mercante começa a buscar riquezas em outras terras fora da Europa. Os comerciantes e a nobreza estavam a procura de ouro, prata, especiarias e matérias-primas não encontradas em solo europeu. Estes comerciantes, financiados por reis e nobres, ao chegarem àAmérica, por exemplo, vão começar um ciclo de exploração, cujo objetivo principal era o enriquecimento e o acúmulo de capital. Neste contexto, podemos identificar as seguintes características capitalistas : busca do lucros, uso de mão-de-obra assalariada, moeda substituindo o sistema de trocas, relações bancárias, fortalecimento do poder da burguesia e desigualdades sociais.

06 – Quais os...
tracking img