Exercicio de estatistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2554 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
6. Thiago, vaja aí algumas definições:
Para os mercantilistas a riqueza: As políticas mercantilistas partilhavam a crença de que a riqueza de uma nação residia na acumulação de metais preciosos (ouro e prata) etc. ( metais preciosos)

Para os fisiocratass toda riqueza provém da terra, a indústria apenas diversifica o produto e o comércio ... Eram contra o intervencionismo mercantilista, Osfisiocratas consideram o sistema econômico como um "organismo" regido por leis intrínsecas (pela ordem natural das coisas), sendo elas assim, cientificamente relevantes.
R: Os mercantilistas tinham como significado de riqueza a acumulação de metais preciosos, que segundo eles manteriam o Estado poderoso e sempre na resolução dos assuntos económicos.
Os fisiocratas por sua vez pensavam que ariqueza consistia em bens produzidos com a ajuda da natureza, em actividades económicas como a lavoura, a pesca e a extracção de minérios. Os clássicos na ideia do livre iniciativa, a riqueza estavam no trabalho do homem onde os factores decisivos para o aumento da produção são a divisão do trabalho, e os trabalhadores deveriam especializar-se em determinas tarefas.

7. Adam Smith - Que defendia adesregulação. O estado deveria ser restrito a tres funções principais, quais sejam:
1 - Defesa da Nação.
2 - Garantir Justiça e Segurança.
3 - Desenvolver certas obras sociais necessárias que a iniciativa privada não pudesse desenvolver.
Principais Idéias: Trabalho humano como principal causa da riqueza das nações, livre iniciativa do mercado (laissez faire), especialização do trabalho comoinstrumento de aumento da produtividade, Teoria do bem estar econômico, segundo a qual o mercado operando livremente sem a intervenção do estado, se ajustaria automaticamente como que conduzido por uma "Mão Invisível", na obtenção do máximo bem estar econômico.
O escocês Adan Smith ( 1723/1790) sem dúvida merece esta primazia. Não
só porque foi o primeiro a sistematizar a teoria econômica, em basescientífi
cas, como pelo fato, inconteste, de que seus seguidores partiram de suas aná
lises para formular suas teorias. O único dos classicos que se lhe equipara ,
é David Ricardo ( 1772/1823)

8. De forma muito simplória, tal teoria diz que quando há comércio entre os países, preferencialmente sem barreiras e restrições, a produção mundial cresce porque permite que cada país seespecialize na produção do bem a qual apresenta vantagens comparativas.

"Um pais tem vantagens comparativas na produção sde um bem se o custo de oportunidade da produção do bem em termos de outros é mais baixos que em outros países"

Exemplo. Imaginemos dois produtos: carne e computadores. Imaginemos agora dois países: Brasil e Japão.

Se não há comércio entre estes dois países os japonesesprecisarão fabricar computadores e criar gado de corte para suprir as necessidades de sua população. O mesmo acontecerá com o Brasil. No entanto, para os japoneses produzirem carne é algo muito complicado pois dispõem de uma pequena área para o pasto e tens o metro quadrado mais caro do mundo, logo a sua carne custará muito caro e terá uma qualidade muito ruim dado que seu pasto é ruim e seu terrenorochoso e montanhoso. O mesmo acontece com o Brasil na produção de computadores, dado que não temos capacidade técnica e nem mão de obra especializada para tal.

Porém se há comércio entre os dois países, dado que no Brasil há vasto território para a pecuária, pasto de melhor qualidade e relevo condizente, é fácil pensarmos que temos enorme vantagem na produção de carne se comparado com o Japão. E osjaponeses, dado que teem know how, tecnologia de ponta e mão se obra especializada na produção de computadores é notório que eles tem vantagens sobre nós no quesito computadores. Diante disso o comércio entre os países leva uma situação tal que o Brasil tenderá a produzir carne em grande quentidade a ponto se suprir a demanda de brasileiros e japoneses. Por outro lado os japoneses produzirão...
tracking img