Exemplo de projeto de redes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2411 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Documentação de rede
Um ponto muito importante e freqüentemente relegado a um segundo plano, é a documentação de uma rede de comunicação.
Particularmente em redes mais antigas, não projetadas de acordo com as normas de cabeamento estruturado, nem sempre é fácil encontrar informações em quantidade e qualidade suficientes para que se possa substituir o administrador da rede sem sentir um frio naespinha.
Sim, isso seria o ideal. Poder substituir seu administrador de rede, sem ter de passar semanas – ou meses – com medo de que a rede possa entrar em colapso e parar de funcionar de uma hora para outra.
Com a aderência cada vez maior às normas do cabeamento estruturado, esse problema tende a diminuir, na medida em que a própria norma prescreve um padrão de documentação de rede – ao menospara o cabeamento.
Mas somente a documentação do cabeamento não é suficiente.Oque dizer dos usuários da rede? Quantos são? O que esperam da rede? Que serviços são oferecidos? Quais serviços devem estar disponíveis 24 horas por dia, 7 dias na semana? Qual o desempenho que se espera desses serviços?
Essas, e tantas outras perguntas, deveriam ser respondidas por uma boa documentação de rede.Obviamente, não é simples elaborar e, principalmente, manter atualizada tal documentação.
Diversas proposições existem para tentar definir o que, onde e como deve-se documentar em relação à uma rede. Este documento é uma proposição. Ele não pretende ser completo e nem conclusivo. É uma composição de diversas proposições já analisadas e usadas pelo autor, com um pouco da experiência adquirida ao longodos anos.
Roteiro para documentação da rede
O roteiro proposto aqui objetiva tornar mais metódico o procedimento de documentação de uma rede. Não necessariamente todos os seus passos precisam ser seguidos – embora isso seja o recomendado.
O importante é que exista algum tipo de documentação da rede, de modo que o administrador e seus auxiliares possam recuperar a funcionalidade da rede no menortempo possível quando da ocorrência de algum problema na mesma.
Em outras palavras, além, obviamente, das ferramentas de monitoração e gerência, uma boa documentação é fator fundamental para a minimização de downtime da rede.
Identificação das necessidades e objetivos Corporativos
Como início de uma documentação de rede, é importante ter uma descrição do que o cliente necessita e quais são seusobjetivos. A palavra cliente aqui é usada no sentido mais amplo, identificando a própria corporação.
O ideal é que a rede seja encarada como uma ferramenta para ajudar a corporação a atingir seus objetivos de negócio e, para tanto, a corporação espera que a rede atenda bem suas necessidades.
É importante destacar os objetivos e restrições do negócio, os objetivos e restrições técnicos, ecaracterizar o tráfego projetado para a rede, incluindo principais fluxos (de onde vem e para onde vão os fluxos de dados – aplicações da intranet, aplicações da extranet, uso da Internet, tráfego entre matriz e filiais), carga – agregação de fluxos e requisitos de QoS (Quality of Service).
Requisitos técnicos tais como escalabilidade, disponibilidade, desempenho, segurança, gerenciabilidade,usabilidade, adaptabilidade e custo-benefício, devem ser descritos.
O escopo da rede, ou seja, sua abrangência – física e de serviços – dentro da corporação deve ser bem definido. O ideal seria destacar bem os locais e serviços que devem e não devem ser atendidos e oferecidos pela rede.
Restrições arquiteturais e ambientais que podem afetar a implementação e/ou expansão da rede devem ser descritas.
Alémdisso, devemos descrever a comunidade de usuários – possivelmente dividida em classes – com suas necessidades de serviços, e as aplicações, com seus atributos e necessidades específicas.
Requisitos de treinamento e de suporte devem estar definidos.
Projeto lógico
No projeto lógico busca-se documentar a organização lógica da rede. Por organização lógica costuma-se entender:
 A topologia...
tracking img