Influencia da cultura inglesa no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 7 (1502 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 1 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Americanismo: Influência dos Estados Unidos na língua e cultura brasileiras

In", "out", "big", "delivery", "fast-food", "to be or not to be". "Wellcome to Brazil"! Você, por acaso, saberia responder quando e por que essas expressões integraram a linguagem cotidiana do brasileiro? Embora o século 19 tenha sido marcado pela influência inglesa, será no século 20 que o fenômeno da adoção deexpressões do inglês se cristalizará na língua portuguesa.

Esse fenômeno é parte de um processo mais amplo de dominação: o imperialismo cultural. O fim da Primeira Guerra Mundial marcou o início da hegemonia econômica americana. O excedente de capital passou a ser exportado, na forma de empréstimos e produtos, que trazem em si uma nova concepção de sociedade: o consumo e o descarte.

O períodoentreguerras foi marcado pela busca da dominação latino-americana pelos EUA. Porém, a estratégia utilizada para obtenção do domínio econômico é a via cultural. A predominância americana se deu por meio da adoção da política de boa vizinhança, cujo objetivo era estreitar os laços entre ambos, introjetando na América Latina valores de consumo associados a um modelo de sociedade desenvolvida e ideal, daqual os americanos se orgulhavam.
Os estúdios Disney criaram o Zé Carioca, estereótipo forjado na imagem depreciativa que o americano tinha do brasileiro. Claro que a intenção é de parecer simpático. O personagem, bonachão e trapaceiro, leva vantagem enganando os outros. Em contrapartida, exportamos nossa baiana estilizada.

Carmem Miranda em nada lembrava a figura original da baiana, negramarginalizada economicamente que sobrevivia da venda de quitutes nas ruas. A consagração das intenções do imperialismo cultural se expressaram nos filmes da Disney em que Zé Carioca, Carmem e Aurora Miranda, junto ao Pato Donald, visitaram as riquezas do Rio de Janeiro e de Salvador.

Irmanamo-nos na origem: somos todos americanos, latinos ou não. Essa ingerência dos EUA em territóriolatino-americano se tornou definitiva com a instalação da Guerra Fria, ao final da Segunda Guerra Mundial. Agora, a questão é mais do que econômica, é política e de soberania.

Nos anos 50, no Brasil, por exemplo, a política econômica baseada na substituição das importações trouxe as multinacionais para o território nacional. A impressão é de desenvolvimento.

A modernidade desembarca produtos "made inBrazil" com tecnologia importada. A presença norte-americana nos hábitos, costumes e valores dos latinos se expressa com mais intensidade que valores de suas antigas metrópoles e culturas nativas, esquecidas ou desvalorizadas. Estão presentes nas nossas roupas, alimentação, e no nosso vocabulário. Abandonamos a tradição rural, a vida bucólica de interior para embarcarmos numa modernidade urbanaestruturada num modelo cultural e de desenvolvimento alienígena. "Big sale" das culturas nacionais!
Influência da musica inglesa
É inevitável. A música popular americana está presente em nosso dia-a-dia e todos “cantam” em inglês, seja ele “macarrônico” ou não.
E, convenhamos, os americanos têm lá o seu mérito. Geralmente capricham na produção, no arranjo cuidadoso da canção, na interpretaçãosensível explorando a voz ao máximo e na mixagem perfeita. Para que o leigo possa compreender melhor, vou exemplificar (e simplificar) os termos acima da seguinte maneira: a letra e a melodia cantada seriam o “corpo” da canção. Já o arranjo seria a “roupa bem escolhida”, ou seja, os instrumentos que vão fazer parte da música bem como a frase que cada um deles irá executar. O intérprete trabalha a voz emtodos seus registros e nuances, coisa que aqui no Brasil ainda é pouco explorada, não temos a tradição do estudo do canto popular; ou se estuda o canto lírico (que é bem diferente) ou se improvisa com o instinto e a facilidade pessoal de cada um, tratando a voz como um “dom divino” que não pode ser estudada e nem aperfeiçoada. Por fim, a mixagem seria a fase final onde é preciso estabelecer um...
tracking img