Exemplo de plano de mkt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7585 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Plano de Marketing


1. Resumo Executivo

Com o intuito de fornecer a praticidade e a satisfação ao seu consumidor a Federal Bebidas e Alimentos Ltda. Resolveu unir dois produtos em apenas um, derivado de culturas e costumes tradicionais aqui do Brasil. A “Madalena” nada mais é que uma junção do amendoim (planta originária da América do Sul- Brasil e países fronteiriços) com a bebidaproduzida a partir da fermentação da cevada e cereais a cerveja, através de uma embalagem plástica, com o amendoim, anexada sobre a lata de cerveja tradicional, fazendo com que seus clientes possam saborear um tradicional aperitivo e degustar a tradicional cerveja brasileira.

2. Análise da Situação de Mercado

2.1 Necessidades do Mercado

Pelas características do produto, o público-alvoserá homem entre 18 – 45 anos, assalariado, solteiro e/ou casado, de perfil sociável e bem-humorado, de consumo moderado a alto; em alguns casos fanáticos por futebol, que gostam de reunir os amigos para fazer churrasco, assistir os campeonatos de futebol na TV, discutir sobre os gols da rodada e jogar cartas.

2.2 Tendências do Macroambiente de Mercado

2.2.1 Ambiente/FatoresDemográficos

As tendências demográficas são indicadores altamente confiáveis nos curtos e médios prazos, dentre elas principalmente estas se destacam por influir indireta ou diretamente em nossos negócios: Crescimento populacional, composição etária, desempenho regional, padrões familiares.

-Tendências:


Uma das principais referências que temos é o resultado do Censo 2010que indica 190.732.694 pessoas para a população brasileira em 1º de agosto de 2011. Em comparação com o Censo 2000, ocorreu um aumento de 20.933.524 pessoas. Esse número demonstra que o crescimento da população brasileira no período foi de 12,3%, inferior ao observado na década anterior (15,6% entre 1991 e 2000). O Censo 2010 mostra também que a população é mais urbanizada que há 10 anos: em 2000,81% dos brasileiros viviam em áreas urbanas, agora são 84%.









Pirâmide Etária do Brasil segundo Censo de 2000.
[pic]

Pirâmide etária do Brasil segundo o Censo de 2010.
[pic]

A partir destes dados é possível ser feita uma análise do crescimento populacional do nosso público-alvo juntamente com os gráficos acima que demonstram a composição etária da populaçãocorrelacionando os censos de 2000-2010 em que 47,3% da população brasileira se incluíam entre a faixa etária a qual se destinaria principalmente o nosso produto de acordo com o Censo de 2000.
Já no censo de 2010 esta posição se deslocaria para 53,6% que em questão quantitativa equivale a aproximadamente 20 milhões de pessoas, sinal de que a partir do momento em que a demanda aumenta significadamente emrelação a um período de dez anos nós tivemos que nos inovar toda a estrutura da cerveja Madalena a ponto de sanar a demanda do novo mercado.
Mas não podemos lidar com esta como se ela fosse uniforme entre o território nacional. E é esta a importância de se estudar o desempenho regional de forma a implantar planos diferentes de acordo com a necessidade e/ou concorrência local.
No caso da cervejaMadalena o desempenho regional se dá de forma a ter um publico altamente concentrado nas regiões Sul e Sudeste com índices superiores a 40%. No Centro-Oeste e Norte a marca repete o desempenho, mas no Nordeste alcança somente 15%.
E para implantar os planos devemos conhecer os padrões familiares que compõe os lares brasileiros. Desde o grupo de estudantes que dividem o seu espaço por semelhançasestudantis até lares compostos por casais tradicionais com ou sem filhos, lares de casais homossexuais e assim por diante. Obtendo o conhecimento destes mercados e através de pesquisas e estudos de mercado cria-se uma abertura para a comunicação entre empresa-consumidor através das vias de circulação de informações em massa como televisão, rádio e as tão atuais redes sociais.

2.2.2...
tracking img