Exegetismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (510 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Exegetismo

Foi uma escola do século XIX, em que se fundamentava em totalidade na sua teoria que o direito positivo era a lei escrita, e que a função do jurista era ater-se com absoluto rigor aotexto legal. Ou seja, o direito reduzia-se às leis e a lei seria a única fonte do Direito.
O surgimento dessa escola foi uma conseqüência da afirmação dos ideais advindos do iluminismo, dos processosrevolucionários que derrubaram os regimes absolutistas e do surgimento do capitalismo industrial e da consolidação das instituições parlamentares pela legitimação popular.
Foi na França onde essaescola mais ganhou adeptos, onde praticamente todos os grandes juristas da época a seguiam. Entre eles estão Proudhon, Bugnet, Laurent e Marcadé.
Inicialmente a escola da Exegese era apenas ainterpretação do texto legal, com a ineficiência deste processo interpretativo foi introduzido outras formas de interpretações sob dois primas:
* PRISMA LITERAL – GRAMÁTICAL: o interprete teve ater-se aovalor expressional, já que o texto é a vontade escrita do legislador. Uma vez que a lei é de realidade morfológica e deve ser analisada do ponto de vista gramatical.
* PRISMA LÓGICO – SISTEMÁTICO:dizia que cada artigo esta definido em um título, ou capítulo, então o interprete além de interpretar ao pé da letra do texto legal ter como base a posição do texto, utilizando-se desta maneira doprisma lógico – sistemático.

Na Alemanha, a escola exegética recebeu o nome de pandectismo e na Inglaterra, ficou conhecida como escola analítica.
* Pandectismo na Alemanha: Os juristasgermânicos desenvolveram uma poderosa técnica jurídica na segunda metade do século XIX, baseado no “Direito Romano Atual”. Só a partir de 1900 que esta nação passou a ter um próprio código. E nesta obra osjuristas alemães remontaram os ensinamentos jurídicos dos pandectistas e o Direito Romano desenvolvido por Justiniano.
Com o tempo, essa escola passou a admitir a interpretação histórica, como forma...
tracking img